Home > Gestão

Você está preparado para ser 2.0?

Na abertura do CIO IT Summit, líderes de TI foram convidados a repensar a forma como suas empresas lidam com os clientes – e o papel da tecnologia

CIO

15/05/2008 às 10h27

aberturas_int.JPG
Foto:

O mundo está passando por uma transformação. Cada vez mais, a informação deixa de estar concentrada nas mãos de poucos – responsáveis por sua disseminação – e torna-se disponível para um número crescente de pessoas, todas dispostas a propagá-las a uma velocidade nunca antes imaginada.

No entanto, ao mesmo tempo em que a geração Y torna-se consumidora, são poucas as empresas que se mostram preparadas para fazer negócio neste novo mundo. Aproveitar as ferramentas trazidas pela web 2.0 para entender e, dentro do possível, gerenciar as expectativas desse novo consumidor é um dos grandes desafios dos CIOs dos dias de hoje – mesmo que seu chefe, ou ele próprio, ainda não tenha percebido isto.

Foi esse o tom do painel de abertura do CIO IT Summit Indústria, Comércio e Serviços, realizado na noite desta quarta-feira (14), em Mogi das Cruzes (SP). Na ocasião, Silvia Bassi, presidente e publisher da Now!Digital Business, e Alessandro Lima, fundador da eLife, procuraram apontar os principais impactos da sociedade colaborativa no mundo dos negócios e convidaram os CIOs presentes a repensar os modelos de gestão de TI de suas companhias.

“Muitas áreas de comunicação e marketing de grandes empresas podem nem sequer saber que milhares de pessoas estão falando de sua marca em redes sociais, como o Orkut, porque a TI não permite o acesso a esse tipo de ferramenta no ambiente corporativo”, provocou Lima, tocando em um dos pontos mais delicados na relação entre as corporações e a web 2.0: a segurança.

Outro assunto destacado pelo especialista foi a possibilidade de utilização das informações coletadas em blogs e redes sociais para basear decisões estratégicas, integrando-as a ferramentas consideradas “tradicionais”, como o BI e o CRM. Nesse caso, cabe ao CIO o desafio de integrar velhas e novas soluções. Você está preparado?

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail