Home > Tendências

VMware lança ferramenta de gerenciamento

Companhia anunciou oficialmente a disponibilidade de aplicativo que gerencia o ciclo de vida de máquinas virtuais, de sua criação ao seu desligamento

IDG News Service (EUA)

02/04/2008 às 17h27

Foto:

A VMware anunciou oficialmente nesta quarta-feira (02/04) a oferta de sua ferramenta de gerenciamento de ciclo de vida. Segundo a companhia, o aplicativo vai permitir aos gerentes de TI controlar melhor o ciclo de vida de suas máquinas virtuais, desde sua criação até seu desligamento.

Por meio de uma interface web, o aplicativo rastreia dados como o criador da máquina virtual, quando sua criação foi requisitada, quem aprovou, onde ela foi desenvolvida, por quanto tempo esteve em operação e quando seu desligamento foi agendado. Para o desenvolvimento do aplicativo, a VMware utilizou a tecnologia de automação de ambientes virtuais da Dunes Technologies, empresa suíça comprada por ela em setembro de 2007.

De acordo com Douglas Phillips, gerente sênior de marketing de produto, a ferramenta foi desenvolvida totalmente independente pela VMware, mas utiliza a VSO – plataforma da Dunes. A companhia também agregou à ferramenta uma funcionalidade que permite medir a utilização de máquinas virtuais específicas, criando métricas que podem ser incluídas em sistemas financeiros.

“Uma pesquisa recente realizada pela ESG, sobre a adoção futura e atual de máquinas virtuais, mostra que os usuários atuais esperam que sua quantidade cresça 173% nos próximos dois anos”, disse Mark Bowker, analista de indústria da ESG.

“Para suportar este crescimento, a ferramenta da VMware dá às organizações de TI um método para automatizar melhores práticas pela implementação de abordagens padronizadas para o gerenciamento de requisições de usuários e provisionamento de máquinas virtuais, ao mesmo tempo em que elimina tarefas manuais e repetitivas”, explica Bowker.

Já disponível nos Estados Unidos, a ferramenta custa 895 dólares por soquete de CPU física. De acordo com Phillips, o preço será o mesmo em todas as regiões de atuação da companhia. Para companhias globais, há uma versão desbloqueada do produto, que será vendida pelo preço único de 20 mil dólares.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail