Home > Tendências

Anúncios mudam cenário da virtualização

Principalmente quando se trata do uso do sistema operacional Windows em Macs, ocorreram anúncios importantes das duas maiores empresas do mercado. Entenda

Jonny Evans, para Computerworld

03/08/2007 às 13h07

Foto:

A batalha por corações e mentes está provocando uma mudança atípica, com o Windows emergindo como um novo campo de disputa. As duas maiores companhias do mercado de virtualização fizeram anúncios significantes nos últimos dias.

A VMware vai lançar um software para Macs, o VMware Fusion, na próxima semana, enquanto a equipe da Parallels divulgou uma nova versão gratuita em beta do Parallels Desktop software para Mac. Conheça os anúncios das empresas:

VMWare: o Fusion estará disponível a partir de 06 de agosto e permite que os usuários Mac OS X, Windows, Solaris e 57 outros sistemas sejam usados lado a lado com computadores Intel Mac. O software roda tanto sistemas com 32- quanto 64-bit e pode explorar dois processadores e suportar muitos dispositivos USB 2.0.

O software também suporta DirectX para games e instalações baseadas em Boot Camp (Windows XP) em Intel Macs. O produto vai custar 80 dólares (nos Estados Unidos) quando lançado, embora esteja disponível por 40 dólares até o dia 05 de agosto.

Parallels: Enquanto isso, a equipe da Parallels confirmou a última versão de testes disponível gratuitamente para qualquer um com registro permanente ou experimentação do Parallels Desktop 3.0.

O desktop permite ao usuário Mac rodar Microsoft Windows XP ou o Vista ao lado do Mac OS X. A nova versão suporta aplicações Microsoft no Expose, o que faz com que os sistemas Windows pareçam visualmente com aplicações Mac quando vistos em Expose.

A versão grátis do Explorer permite ao usuário Mac usar o browse e trabalhar com o disco rígido de máquinas virtuais – como o sistemas Windows em um Mac) mesmo quando a máquina virtual está desligada.

Em uma mudança interessante, o anuncio também viabiliza que o usuário do iPhone sincronize o equipamento no ambiente Windows em um Mac.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail