Home > Tendências

Um mundo de plataformas e ecossistemas digitais começa a emergir

Se você ainda não está construindo uma plataforma ou ecossistema digital, é provável que seus concorrentes estejam, alerta o Fórum Econômico Mundial

Da Redação

28/03/2019 às 20h53

Foto: Shutterstock

Pesquisas mostram que os ecossistemas digitais emergentes poderiam representar mais de US $ 60 trilhões em receita até 2025 (ou mais de 30% da receita corporativa global). Mas apenas 3% das empresas estabelecidas já adotaram uma estratégia de plataforma, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês).

Para o setor público, plataformas digitais e ecossistemas são projetados como elementos estratégicos centrais para cidades inteligentes e nações inteligentes.As políticas futuras podem ter um impacto significativo na rapidez com que as plataformas podem crescer e começar a criar valor econômico e social em escala.

Há, portanto, importantes escolhas de governança que exigem uma forte colaboração público-privada, a fim de maximizar o impacto positivo das plataformas digitais tanto para a indústria quanto para a sociedade.

Esta semana, o Fórum Econômico Mundial lançou a iniciativa Plataformas Digitais e Ecossistemas não apenas por serem tópicos em quase todas as agendas do conselho de administração, mas também porque os  modelos de plataforma digital já dominam nosso dia a dia e nossas experiências como consumidores, funcionários e cidadãos.

Considerando as implicações dos modelos de plataforma e ecossistema para a sociedade, bem como as oportunidades e os riscos que poderiam apresentar no futuro, parece óbvio procurar colaboração entre os setores público e privado, entre gigantes corporativos e startups, e grupos de defesa dos direitos dos consumidores e da sociedade civil, para viabilizar a economia digital e a Quarta Revolução Industrial.

Materializado em um documento divulgado no dia 25 de março, o projeto do Fórum, em parceria com a Deloitte, examina como plataformas e ecossistemas digitais são criados, gerenciados e governados. Para isso, foram realizadas entrevistas com executivos seniores das 15 principais plataformas digitais e empresas do ecossistema em várias indústrias. Embora cada história seja única e rica nos insights de sua jornada, algumas lições foram destacadas pelo WEF.

A iniciativa está relacionada à outra do Fórum Econômico Mundial - Indústrias de Transformação Digital - e é uma continuação do trabalho de 2017, intitulado ‘Unlocking Value in the Platform Economy’. A primeira etapa do projeto tem como objetivo capturar a paisagem e as prioridades para a colaboração público-privada em modelos de negócios de plataforma digital, ecossistemas e parcerias, bem como os importantes ângulos de responsabilidade, confiança e governança.

Vale ler.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail