Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Tribunal de Justiça do Ceará inova com projeto de hiperconvergência
Home > Gestão

Tribunal de Justiça do Ceará inova com projeto de hiperconvergência

Solução da VMware melhora a performance dos sistemas, do serviço público e a experiência dos clientes

Da Redação

18/06/2020 às 14h00

Foto: Shutterstock

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) adotou a solução de hiperconvergência da VMware para melhorar a performance dos sistemas, do serviço público e a experiência dos clientes. O TJCE atua em todo o território estadual e com a virtualização de mais de 1,1 milhão de processos judiciais pendentes, o tribunal observou um crescimento no volume de informações e precisava aumentar sua capacidade de armazenamento e processamento dados.

Para alcançar esses objetivos, o primeiro passo foi aumentar a capacidade de armazenamento e processamento de dados, visando a uma infraestrutura de TI capaz de absorver o impacto das mudanças tecnológicas e oferecer mais agilidade aos processos, além de possibilitar a migração de informações do sistema legado para o novo. O Tribunal também tinha o desafio de implementar processos judiciais digitais e atender a todas as 174 cidades do estado do Ceará.

"Já trabalhávamos com a VMware e utilizávamos o vSphere e vCenter, porém, precisávamos de uma solução para atender a esses novos desafios. Queríamos uma tecnologia que tivesse a mesma performance das plataformas que já conhecíamos, fosse de fácil implementação e possibilitasse a migração de dados. O vSan nos permitiu obter uma nova infraestrutura de TI, refletindo diretamente na melhoria do serviço público e experiência do usuário. Temos orgulho em dizer que o TJCE foi o primeiro tribunal a implementar um projeto de hiperconvergência no judiciário brasileiro", afirma Cristiano Carvalho, Gerente de Infraestrutura de TI do TJCE.

Com a modernização da infraestrutura de TI, todos os processos e gerenciamentos - internos e judiciais - são feitos virtualmente, conferindo mais capacidade de resposta e, consequentemente, melhor experiência ao usuário. O órgão público conta agora com um sistema mais seguro, estável e escalado, permitindo que advogados, promotores e defensores acessem informações de forma mais rápida e transparente, além de garantir que os cidadãos acompanhem o andamento dos processos de qualquer lugar.

CIO2503

E-book por:

"Hoje, se um sistema cai, o outro assume imediatamente e a migração de dados é automática. Além disso, conseguimos reduzir o tempo de recuperação de informações de 48 horas para quatro segundos. O ganho foi enorme tanto para a equipe de TI, que passou a focar mais em soluções estratégicas, quanto para o usuário final, que agora tem acesso aos processos por meio de qualquer dispositivo, em qualquer lugar", conta Carvalho.

Os processos de entrega de novos sistemas, serviços e áreas de armazenamento para o TJCE também ganharam agilidade. Além disso, com a automação de processos e a otimização da carga de trabalho, a área de TI consegue ser mais estratégica e focar em soluções de negócios. Segundo o TJCE, tudo isso possibilitou um aumento de 1700% na capacidade de armazenamento do Tribunal Regional do Estado do Ceará e a redução na complexidade do ambiente, que hoje roda 100% em tecnologia all flash, proporcionou ainda economia de energia elétrica.

Devido aos resultados obtidos, o TJCE deseja seguir trabalhando em sua transformação digital. Agora, o órgão público planeja realizar a migração para a nuvem de todo o ambiente de homologação, além de aplicativos e sistemas, de forma a melhorar ainda mais os processos e todas as operações do Tribunal de Justiça.

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15