Home > Tendências

Tribunal de Justiça de SP migra mais de 50 mil contas de funcionários para Office 365

Projeto teve como objetivo impulsionar processos internos do maior tribunal do mundo

Da Redação

13/12/2019 às 11h00

Foto: Shutterstock

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) anunciou os resultados da parceria com a Brasoftware, responsável por migrar as contas de mais de 50 mil colaboradores para o Office 365.

A iniciativa teve como objetivo modernizar a infraestrutura de tecnologia e otimizar os processos internos da entidade, considerada o maior tribunal do mundo.

Iniciado no final de 2018 e concluído em outubro de 2019, o projeto foi dividido em frentes que incluíram a migração de dados e a adoção das ferramentas da plataforma da Microsoft.

De acordo com Rodrigo Rick Vieira, Gerente de Serviços da Brasoftware, o processo teve que ser realizado de forma ágil para permitir maior produtividade dos servidores e magistrados do TJSP.

"Um dos nossos maiores desafios foi o prazo de apenas um mês e meio para transferirmos todas as contas para a plataforma Office 365, embora bastante desafiador, conseguimos cumpri-lo dentro da programação, assegurando também respaldar a equipe responsável pelos atendimentos de nível 1, isto é, via Helpdesk, até que a onda migratória fosse concluída", explicou o executivo.

CIO2503

E-book por:

Em um segundo momento, a Brasoftware se concentrou nas necessidades das áreas de negócios do tribunal e planejou a governança a ser adotada ao longo do processo.

"Um dos pontos cruciais para o sucesso da adoção do Office 365, foi personalizar o discurso de forma direcionada por área de negócio do TJSP - garantindo que todos os profissionais teriam o mesmo nível de produtividade, integração e colaboração, independentemente do conhecimento que tinham sobre tecnologia", destacou Fernando Ornellas, Gerente de Adoção da Brasoftware.

Para capacitar todos os colaboradores do TJSP a desfrutar dos benefícios das ferramentas, a Brasoftware realizou cerca 70 workshops. Para a juíza assessora da presidência do TJSP, Dra. Paula Lopes Gomes, responsável pela liderança do projeto, um dos maiores desafios foi levar os workshops para as 10 regiões administrativas presencialmente.

"Como o TJSP é muito grande e está espalhado pelo Estado, nós contamos com o auxílio da Brasoftware, da Microsoft, da agência F1 e com nossas áreas de comunicação e tecnologia para nos auxiliar nesse processo e também para nos ajudar na elaboração dos conteúdos que seriam apresentados nesses workshops", declarou a juíza.

Durante a etapa de treinamentos, o TJSP contou com a participação de mais de 7,3 mil pessoas. Segundo o Coordenador de Sistemas Administrativos do TJSP, Amaro Kanashiro Andrade, os workshops ocorreram presencialmente em todo o Estado de São Paulo e também pelo Microsoft Teams.

Vale destacar, ainda, que a maioria dos colaboradores optou por participar dos eventos virtualmente. "Esse dado apenas aponta que os usuários hoje têm uma adesão maior aos novos meios de trabalho, àqueles que oferecem maior mobilidade e agilidade para conectar as pessoas à informação", acrescentou Andrade.

Após todo o processo, a produtividade e colaboração beneficiaram diversas áreas de negócio da entidade. "O uso de serviços facilmente customizáveis, como o Microsoft PowerApps, Microsoft Flow, Sharepoint e Teams, contribuem continuamente para o avanço tecnológico e eficiência de trabalhos específicos, mesmo para usuários não adeptos a tecnologia", finalizou Guilherme Taliba, Gerente de Tecnologia da Brasoftware.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail