Home > Gestão

Três dicas para tornar a sua equipe mais produtiva

Atitudes do gestor podem contribuir para aumentar o desempenho e atingir as metas. Mude suas atitudes com o time e ganhe mais

Brian Souza *

03/01/2019 às 19h45

Foto: Shutterstock

Preocupado em melhorar o desempenho e a produtividade da sua equipe? Aqui vão três dicas de como tirar o máximo proveito de seus funcionários.

Sempre aja como um coach, não como um gerente. Como coach, os líderes entendem que a única forma de melhorar sistematicamente o desempenho individual é dar treinamento e feedback construtivo. Avaliações trimestrais  de desempenho por si só são insuficientes para mover uma agulha. Contratar alguém para orientar sua equipe uma vez por ano também não vai levá-lo a lugar algum. Coaching não é um evento. É um processo contínuo que deve  estar intrinsecamente ligado a tudo o que você faz. Estimule, encoraje, apoie, mantenha a motivação e acompanhe as atividades de cada membro da equipe, incentivando o seu crescimento.

Às vezes é preciso reavaliar suas próprias prioridades. É fácil ser pego dedicando mais tempo a trabalhos como planejamento, programação, elaboração de orçamento, alocação de recursos e assim por diante. Faz parte das tarefas da maioria dos gestores. Dedicar um bom tempo ao lado humano da gestão é mais difícil, porque alguns de nós foram ensinados a uma abordagem diferente. A razão dos grandes coaches sempre tirarem o máximo de suas equipes é reservar o máximo do seu tempo para ela. A única maneira de alcançar seu potencial como líder é ajudar as pessoas em sua equipe alcançar o potencial delas. Ajudá-las a destravar suas habilidades profissionais.

Nunca se esqueça de que o desenvolvimento da liderança começa com o desenvolvimento pessoal. Em suma, tudo começa com você. Para fazer com que sua equipe aceite orientação, você deve primeiro aceitá-la também. Para fazer com que a sua equipe se abra, você deve se abrir. Para fazer a sua equipe considere os comentários e feedbacks, você deve considerar os comentários e os feedbacks que sua equipe dá. Como coach, você define o padrão para sua equipe. E o seu exemplo pessoal é a ferramenta mais poderosa de liderança que você tem.

Além disso, todo coach trabalha com ferramentas, técnicas e métodos a fim de despertar nos coachees o foco e a motivação necessária para que os objetivos e metas sejam atingidos. É preciso conhecê-los para usá-los da forma mais adequada.

 

(*) Brian Souza é CEOe fundador da ProductivityDrivers

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail