Home > Carreira

Amenize o estresse

A atenção a algumas coisas como a sua respiração pode ajudá-lo a melhorar sua clareza e foco

Tevis Gale, CIO EUA

01/02/2008 às 13h03

yoga2_int.jpg
Foto:

Um estudo da Tower Perrin mostra que companhias cujos funcionários se autodenominam “verdadeiramente engajados” têm desempenho 17% melhor que seus concorrentes na Standard & Poor’s. Para a maioria de nós, engajamento é um subproduto da nossa condição mental e física no trabalho. Apesar de a meta ser obter excelência no que fazemos, vamos encarar o fato: Não importa como você se sente quando deixa sua casa a caminho do trabalho, nada indica as surpresas que o aguardam no dia. O corpo e a mente respondem rapidamente as situações ao nosso redor e o momento de estresse permite muito pouco tempo para escolher o caminho correto.

Mas nós podemos tomar algumas medidas para minimizar o estresse físico e mental. Desde como nós nos sentimos até como pensamos e consequentemente como lideramos, existem muitas escolhas passíveis de se tomar para aliviar as conseqüências do estresse. Ao invés de se demitir em busca de alívio, há muito a fazer para melhorar sua experiência e desempenho independente de quão difícil é seu dia.

Teste essas recomendações e veja como se sente:

Sinta melhor

Caso esteja lendo esse artigo, há chances de que esteja sentado. Suas pernas estão cruzadas? Está corcunda? Seu corpo pende para algum lado? Seu ombro está grudado na orelha segurando um telefone? Por um momento, sente corretamente, descruze as pernas e encoste as costas na cadeira. Com suas mãos repousando nas coxas, expire e projete seus ombros para frente, então inspire para trazê-los de volta muitas vezes mais devagar. Isso oxigena seu corpo e ajuda a diminuir a tensão nos seus ombros e pescoço – o ponto de maior pressão para o sistema nervoso central.

Pense melhor

Você está ocupado com os eventos do dia, correndo de um lugar para o outro com sua mente respondendo constantemente a o que quer que esteja na sua mão? Pratique clareza e foco tentando isso: Enquanto está sentado na sua mesa, note o ritmo da sua respiração. Enquanto as palavras que lê são registradas na sua consciência, observe o ritmo mais lento da sua respiração. Note quão calmante é permitir à mente estar ativa enquanto continua centrado na respiração. Tente fazer isso ao longo do dia.

Lidere melhor

Enquanto líder da organização, a prontidão para solucionar problemas pode se tornar uma cilada se tiver que responder a qualquer dilema. Entretanto, a principal função de um líder é cultivar a grandiosidade nos outros. A próxima vez que alguém se aproximar de você pedindo respostas ou soluções para um desafio, desafie a pessoa a encontrar soluções. Isso feito com coragem, convicção e confiança, a pessoa será guiada a procurar respostas em si mesmas. Se aparecerem com uma resposta imediatamente, fantástico, mas se precisem de tempo para investigar, estabeleça um tempo para rediscutir a questão. Isso transformará suas conversas profissionais. Deixarão de ser fatigantes conselhos para tornarem-se conversas baseadas no respeito mutuo e encorajamento. O benefício adicional é que terá que administrar uma coisa a menos no seu dia.

Cuidar de si mesmo enquanto dirige a montanha-russa no trabalho paga valiosos dividendos em energia, clareza e foco em meio ao caos, e irá aperfeiçoar seu desempenho e experiência no trabalho. Essas pequenas mudanças te tirarão da atual modo de sobrevivência e de respostas inconscientes. Cultivar as práticas permite alcançar a excelência de que é capaz de produzir e o bem-estar que é capaz de experimentar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail