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Três dicas para afastar as distrações e aumentar a produtividade

Como evitar que a sua equipe passe metade do expediente realizando tarefas sem conexão direta com a estratégia da companhia e os resultados do negócio

Gaylan Nielson *

02/02/2016 às 11h09

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Muitos gestores reclamam de um número cada vez maior de
tarefas que tiram a atenção dos funcionários e
acabam com a produtividade das equipes. Em outras palavras, as pessoas
gastam boa parte do tempo realizando atividades que não geram resultados efetivos para os negócios.

Qual o segredo para manter as equipes afastadas das distrações cotidianas?

Sempre 
Garanta que cada colaborador saiba as
tarefas que devem ser priorizadas. Com base na experiência de
consultoria, descobri que os funcionários passam 50% do tempo em que se
encontram no escritório realizando “falsos trabalhos”, os quais são
aqueles sem conexão direta com a estratégia da companhia.

Interações com os colegas _ presenciais ou virtuais, através de redes
sociais e chats _ e outras distrações durante o expediente são, na
verdade, os sintomas de um problema mais sério: o fato de as pessoas
trabalharem sem metas claras e expectativas concretas.

A chave para resolver essa questão é incorporar à rotina
organizacional a atividade “traduzir” a estratégia da empresa em tarefas
objetivas que devem ser realizadas pelos colaboradores. Além disso,  há
a necessidade de incentivar o alinhamento entre os membros do próprio
departamento, para que criem uma sinergia positiva e atuem sempre com o
mesmo foco.

Para alinhar a atuação dos funcionários, no entanto, é preciso que o
líder crie um ambiente de trabalho agradável e baseado nas relações de
confiança e cooperação, bem como acompanhe os fluxos de trabalho e o
desempenho individual de cada um.

Às vezes
O gestor deve marcar encontros individuais
e coletivos com sua equipe para reforçar o papel do departamento na
estratégia global da empresa. Nessa ocasião, o líder deve esclarecer
quais as tarefas menos importantes e que devem ser coadjuvantes no dia a
dia da área.

Nunca
O líder não deve assumir que a equipe
entendeu quais são suas atribuições e deixá-la desamparada e sem
monitoramento. É claro que não se pode ignorar comportamentos
distraídos, mas o principal é valorizar aqueles funcionários que
desempenham com excelência as tarefas principais - até se esses forem os
mesmos que passam boa parte do tempo batendo papo com o colega do lado.
Resultados práticos são resultados práticos.

 

(*) Gaylan Nielson é CEO do The Work Itself Group

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