Home > Gestão

Treinamento e certificação para um mundo nativo da nuvem

Por que já passou da hora de ampliar suas habilidades, e a da equipe, para esse novo mundo

Keri Allan, IDG Connect

14/01/2019 às 10h51

Foto: Shutterstock

O desenvolvimento nativo da nuvem está mudando a maneira como o mundo funciona. É o que afirma Todd Moore, vice-presidente de tecnologia aberta da IBM e presidente do conselho administrativo da Cloud Native Computing Foundation (CNCF). Com o Kubernetes agora considerado o padrão de fato para orquestração de containers e muitas das maiores empresas de tecnologia do mundo contribuindo fortemente para projetos nativos da nuvem, é impossível ignorar essa tecnologia e os benefícios que pode trazer para as empresas.

À medida que mais e mais empresas estão se concentrando na Transformação Digital, a demanda por habilidades nativas de nuvem é crescente. É cada vez mais importante para muitos profissionais de TI - e empresas - começar a buscar treinamento para não ficar para trás.

Moore diz estar vendo uma sede crescente de conhecimento a respeito e um número crescente de pessoas se preparando para ser treinado. Ele estima que cerca de 20% das organizações já começaram a migrar para o "nativo da nuvem", mas isso significa que 80% ainda não deram o salto. Portanto, empresas com pessoal treinado obterão uma vantagem comercial sobre seus concorrentes.

Moore destaca que a certificação se tornará igualmente importante "porque não se trata apenas de treinar pessoas, mas saber que elas entendem a tecnologia e podem fazer o trabalho corretamente", diz ele.

Não banque o avestruz

Dan Kohn, Diretor Executivo da CNCF, concorda que o treinamento e a certificação são uma ótima oportunidade para aqueles que desejam avançar em suas carreiras, mas que alguns desenvolvedores e administradores de sistemas têm evitado isso.

"Eu acho que há muitas pessoas que estão assustadas com essas coisas e colocam sua cabeça na areia em relação ao treinamento para o modelo nativo da nuvem", diz ele. "Nossa mensagem é que todas as suas habilidades de administração de sistema existentes realmente fazem a portabilidade e dão ao profissional de TI uma enorme vantagem inicial no mundo nativo da nuvem."

Moore diz que os desenvolvedores são os novos reis neste mundo, e como aqueles que fazem as escolhas técnicas, são os que precisam realizar um treinamento técnico completo e regular.

"O ônus está nos indivíduos. Em nossa empresa, dizemos aos indivíduos precisam manter suas habilidades. Continue aprendendo, progredindo - o código que você escreve é seu currículo, então faça um bom trabalho com ele e mantenha suas habilidades atualizadas."

Realisticamente, cada empresa precisa apenas de um pequeno grupo de funcionários especializados no modelo nativo da nuvem, mas Moore observa que ainda é importante que aqueles que trabalham na gestão também tenham uma compreensão básica do que  Cloud Native Computing envolve.

"A equipe de gerenciamento precisa entender as novas técnicas e a maneira como elas precisam mudar também, então há um nível de treinamento necessário, especialmente para os CIOs. Não é hora enfiar a cabeça no buraco e fingir que nada está acontecendo lá fora", diz.

"CIOs não precisam de um enorme nível de conhecimento técnico, mas em como usar a terminologia e criar consciência a respeito dessa tendência entre os seus pares das áreas de negócio", observa Liz Rice, Evangelista de Tecnologia da Aqua Security.

"É importante entender um pouco de orquestração, Kubernetes, tecnologias de containers e como aplicar o uso de containers corretamente", diz Moore. "As habilidades em desempenho são sempre muito boas. É preciso compreender bem também integração contínua, entrega contínua, DevOps - porque essas são as maneiras que você vai transformar o seu negócio."

Tipos de treinamento

À medida que diferentes pessoas aprendem de maneiras diferentes, é ótimo ver a variedade de maneiras pelas quais elas podem aprender mais sobre a tecnologia.

Por exemplo, muitas pessoas aprendem informalmente através dos documentos técnicos que cada projeto compartilhado no site da CNCF. Outros se voltam para podcasts. Há uma variedade para baixar ou transmitir, incluindo um podcast sobre  Kubernetes do Google e o PodCTL, da Red Hat. Outra opção comum é assistir  webinars técnicos, como os realizados semanalmente pelo CNCF.

Naturalmente, as ofertas do CNCF são muito populares. Mais de 50 mil pessoas já fizeram o MOOC da Kubernetes, desenvolvido em parceria com a edX.

"Um indivíduo querendo atualizar suas habilidades pode passar por este processo: fazer o curso gratuito, depois o treinamento e a certificação, que somam US $ 500", diz Kohn.

Ele continua destacando que a equipe de apoio na obtenção da certificação também pode ajudar as empresas. "Quando uma empresa tem três membros certificados na equipe, ela pode se tornar uma provedora certificada de serviços da Kubernetes, portanto, há um aspecto corporativo positivo para apoiar a certificação", acrescenta.

"Acho que focar em treinamento e certificação é uma das maiores oportunidades por aí e há muitos recursos excelentes para as pessoas que querem aprender sobre Cloud Native Computing e para as empresas que querem adotá-la. Ajudar as pessoas a melhorarem e obterem certificação é muito importante para nós, pois é um enorme aspecto da construção do ecossistema nativo da nuvem", conclui.

Estudo recente da Capgemini revela que 15% dos novos aplicativos empresariais de hoje são nativos da nuvem. E esse percentual deve subir para 32% até 2020.

Está esperando o quê?

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail