Home > Notícias

Transformação digital da Citrosuco tem apoio da Brasoftware

Companhia adotou ferramentas de analytics para criar e publicar formulários dinâmicos, dando maior mobilidade a funcionários

Da Redação

01/11/2019 às 17h14

Foto: Shutterstock

O setor alimentício vem apostando na transformação digital para otimizar os seus processos. Nesse cenário, a Citrosuco, maior produtora de suco de laranja do mundo, estabeleceu parceria com a Brasoftware para implementar tecnologias para melhorar a atuação do seu departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA).

A unidade em questão é responsável por inspecionar as quatro fábricas da empresa e desenvolver ações de prevenção para evitar acidentes com funcionários e com o meio ambiente. Antes da adoção de soluções tecnológicas, o departamento dependia do deslocamento para todas as áreas de operação da companhia, captando as informações manualmente.

Eduardo Sukarie, Diretor Comercial da Brasoftware, desenvolvedora do projeto, explica que para realizar as mudanças na Citrosuco foi necessário fazer um mapeamento dos processos organizacionais. "Nós realizamos um estudo para verificar quais funções poderiam ser aprimoradas com a adoção de uma solução como o Office 365. Identificados esses processos, mapeamos as ações e apresentamos as tecnologias que poderiam otimizar tempo, automatizando processo e comunicação, gerando dados muito mais detalhados e com mais agilidade."

Segundo Murilo Mestriner, analista de Tecnologia da Informação da Citrosuco, antes das mudanças os processos eram mais lentos e havia grande dificuldade do SSMA para a coleta, centralização e consolidação dos dados, já que os arquivos precisavam ser digitalizados de forma manual. Para otimizar esse processo, a companhia adotou o Kaizala e o Power BI para a criação e publicação de formulários dinâmicos. "Além disso, a aplicação tem como foco principal as pessoas que estão sempre se deslocando, ou seja, o usuário tem uma ferramenta de trabalho em seu smartphone, podendo exportar os dados coletados para a sua máquina", declarou.

Com a ação, mais de 250 colaboradores do departamento foram beneficiados. "Anteriormente, apenas 50 funcionários de todo o núcleo de SSMA conseguiam se deslocar para colher esses dados, contudo, após a implementação do Kaizala, mais colaboradores do núcleo puderam aderir à função. O engajamento dos nossos usuários aumentou 55% após o plano de adoção desenvolvido pela Brasoftware. Em cinco meses, tivemos 3703 formulários respondidos. Um número que destaca o quanto cresceu a capacidade da equipe de SSMA", acrescentou Mestriner.

Para garantir que as soluções fossem utilizadas da maneira correta e executasse suas funções para a melhoria da empresa, a Brasoftware promoveu treinamentos para os funcionários da Citrosuco. O processo, que teve duração de três meses, teve como foco a capacitação e o incentivo dos colaboradores para a criação de soluções internas. "Nós tomamos conhecimento da necessidade da Citrosuco que além da aplicação, precisava de pessoas que pudessem executá-la. Desse modo, buscamos dar autonomia aos colaboradores para que o uso das aplicações, assim como o desenvolvimento de novos recursos, fossem feitos de maneira muito simples", finalizou Sukarie.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail