Home > Gestão

Transformação digital – a importância de investir em novos talentos

Processos possibilitam a inovação dos processos de negócios, a adoção de melhores práticas e um melhor entendimento sobre a organização

CIO (EUA)

09/08/2019 às 11h45

Foto: Shutterstock

Todos estão cientes dos benefícios de uma transformação nos negócios ou transformação digital impulsionada pela TI. Esses processos possibilitam a inovação dos processos de negócios, a adoção de melhores práticas e um melhor entendimento sobre a organização, permitindo, dessa forma, redução de custos operacionais, aumento da receita e melhores margens de lucro.

Para além das vantagens já conhecidas, há muitos outros benefícios que podem ser conquistados por meio da transformação digital. Mas para isso, é fundamental que a equipe executiva os acrescente aos objetivos e prioridades do programa e invista no desenvolvimento de novos talentos desde o início.

Benefício # 1: Desenvolvimento de liderança

Geralmente, os programas de transformação digital fazem parte de uma visão estratégica muito maior, projetada para possibilitar o crescimento futuro dos negócios. Atingir esse objetivo exigirá a execução operacional, que será impulsionada principalmente pelo gerenciamento de nível médio. A implementação de novos processos de negócios oferece uma grande oportunidade para os médios gerentes participarem de discussões multifuncionais com outros profissionais, obtendo assim um maior entendimento de como a empresa funciona sob uma perspectiva mais ampla. Essa prática permite que os gerentes entendam a inter-relação entre os vários grupos de trabalho e como eles devem trabalhar juntos para alcançar as metas comuns definidas pela equipe executiva.

Também oferece uma oportunidade para os gerentes colaborarem e estabelecerem credibilidade fora de seu próprio grupo funcional. Quando os desafios futuros inevitavelmente surgem, você terá uma equipe multifuncional que tem experiência de trabalho colaborativa e aborda os desafios de forma holística com o objetivo comum final em mente. É assim que você coloca as pessoas “na mesma página” e trabalha coletivamente em direção à mesma meta.

Mas se a equipe executiva de uma organização apenas ditar os processos a serem implementados sem discussão ou participação gerentes e profissionais de nível médio, as a colaboração multifuncional nunca ocorrerá. Sem a integração, os gerentes perdem a oportunidade de entender por que os processos precisam ser feitos de determinada forma e acabam não tendo o engajamento necessário para as mudanças.

Por outro lado, se a equipe for envolvida, a visão estratégica concretizada e o crescimento ocorrer nos próximos anos, você terá um grupo de gerentes para promover, pois eles já estarão compartilhando os valores da empresa, entendendo claramente o seu funcionamento e adotando os processos de negócios estabelecidos. Isso ajudará a combater as dores do crescimento, minimizando o número de contratações externas necessárias para preencher as posições de liderança resultantes desse novo momento. Também irá inspirar profissionais menos experientes para continuar a trabalhar duro e aprender, pois eles poderão ver futuras oportunidades de crescimento para si mesmos dentro da empresa.

Benefício # 2: Tomadas de decisão oportunas e consistentes

É impossível desenvolver uma empresa quando apenas um número limitado de pessoas tem o poder de tomar decisões. Isso leva a longos ciclos que podem se tornar onerosos em atrasos e oportunidades de negócios perdidas. Desafios também surgem quando os gerentes não têm uma visão geral das operações, metas e objetivos do negócio, já que isso leva a decisões baseadas apenas em sua perspectiva funcional.

A tomada de decisões a partir dessa perspectiva limitada leva a escolhas inconsistentes em toda a organização que podem até contradizer aquelas feitas por outros gerentes. O apelo comum quando isso ocorre é para que todos possam entrar na mesma linha de pensamento, mas as empresas ainda têm dificuldade de colocar todos na mesma "página". Os programas de transformação digital, se usados ​​com sabedoria, oferecem uma excelente oportunidade para o CEO comunicar ou reforçar a estratégia, as metas e os valores da empresa para garantir o alinhamento gerencial.

Esses programas proporcionam uma grande oportunidade de alcançar um nível de tomada de decisão consistente muito maior. Trabalhar com esses programas de transformação digital pode servir como treinamento prático. Eles fornecem um nível mais profundo de contexto e educação sobre as metas de negócios e como os processos afetam toda a organização. Além disso, possibilitam a realização dessas metas para os gerentes de todos os níveis, o que estimula a prática dos mesmos valores culturais e o entendimento do valor que outros grupos trazem para o negócio como um todo, aumentando a probabilidade de que cada profissional tome decisões semelhantes.

Benefício # 3: Legado da velha guarda

Aproximando-se do fim de uma longa carreira, muitos líderes querem ser capazes de:

  • Refletir sobre seus sucessos e realizações;
  • Deixar os negócios em uma situação melhor do que eles herdaram;
  • Passar conhecimento para a próxima geração para levar o negócio a novos patamares;
  • Permitir que a próxima geração tenha a mesma carreira e satisfação pessoal de que desfrutou.

Os programas de transformação digital são uma ótima maneira de passar o bastão para a próxima geração. Para conseguir isso, é importante para a velha guarda não executar a transformação, mas ser treinadora e conselheira, proporcionando aos jovens a oportunidade de aprender com a execução e ganhar experiência.

Pensando nisso, a velha guarda deve acompanhar o processo para oferecer conselhos e orientação, e explicar não apenas como as coisas foram feitas, mas por que elas foram feitas dessa maneira e por que a mudança é necessária. Essa é uma experiência de aprendizado muito valiosa para a próxima geração e permite que eles desenvolvam laços através dessa compartilhamento.

Com isso, os profissionais mais antigos podem se orgulhar das suas conquistas na carreira, pois eles tiveram a oportunidade de transferir todo o seu conhecimento para a próxima geração de líderes e se sentem confiantes de que deram o seu melhor para o sucesso contínuo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail