Home > Tendências

Totvs é líder no mercado de ERP no Brasil, diz pesquisa da FGV

Este é resultado da 19ª Pesquisa de Informática da Fundação Getúlio Vargas (SP), organizada pelo professor Fernando Meirelles e divulgada nesta quinta-feira (08/05)

Luciana Coen, do COMPUTERWORLD

08/05/2008 às 14h44

Foto:

De acordo com a 19ª Pesquisa: Administração de Recursos de Informática da Fundação Getúlio Vargas, aplicada pelo prefessor Fernando Meirelles, a Totvs é a líder do mercado nacional em pacotes ERP. A empresa nacional é responsável por 24% do mercado. Em segundo lugar está a SAP, com 23%, 17% da Oracle e 16% da Datasul. O restante está dividido entre outras empresas.

Em relação a tendências em bancos de dados, a Oracle continua na liderança, com 35% do mercado nacional, um aumento de 2 pontos percentuais em relação à pesquisa no ano passado. O Microsoft SQL fica em segundo lugar, com 27% do mercado. Os outros 38% estão divididos entre pequenas empresas e desenvolvimento interno.

A pesquisa continua confirmando a tendência no mercado de sistemas operacionais, em que a a Novell está desaparecendo e dando lugar para um leve crescimento em Windows, Linux e Unix, proporcionalmente.

O pacote Office é responsável por 92% do parque instalado. De acordo com o professor Fernando Meirelles, organizador da pesquisa, no 40% dos profissionais que trabalham em empresas usuárias são terceirizados. “No próximo ano, haverá mais detalhes sobre terceirização na pesquisa”, anuncia o acadêmico.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail