Home > Gestão

TI em evolução

Pesquisa realizada por CIO mostra que os departamentos de TI das empresas da Bahia estão em processo de maturação

01/04/2008 às 18h43

salvador_int.JPG
Foto:

O papel da área de TI nas empresas baianas está mudando. De acordo com pesquisa realizada por CIO, a maior parte (23%) das companhias do Estado ainda vê o departamento de tecnologia como uma área de suporte. No entanto, fica clara a evolução do papel da área quando 18% dos respondentes dizem que a TI é estratégica e outros 13% avaliam como parcialmente estratégica ao negócio.

Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o CIO IT Focus Salvador para uma platéia de cerca de 50 executivos de tecnologia das principais empresas do Estado, além de representantes da indústria. “Acredito que ainda estamos em processo de maturação. Mas a TI deve ser percebida, em breve, como fundamental. Hoje há uma mescla entre o posicionamento da área como suporte e estratégico”, avalia Eduardo Braga, CIO da Caraíbas Metais.

A maturidade crescente também aparece no alto grau de interesse das companhias por tecnologias emergentes, como a virtualização. Entre as empresas que responderam à pesquisa, 20% já possuem alguma iniciativa e 27% têm planos de investir em virtualização. Braga – que já reduziu seu parque de servidores em 30%, com expectativa de resultados ainda mais significativos – considera o projeto uma “grata surpresa” e acredita que a tecnologia ainda deve crescer bastante. “A redução do consumo de energia também conta muito, especialmente em tempos de TI verde”, concorda Nestor Passos, CIO do Hospital Aliança.

Além da apresentação da pesquisa sobre o panorama de TI na região, o evento contou com a participação do coach executivo Renato Ricci, que explicou aos presentes as formas de aproveitar o estresse como “combustível” para o dia-a-dia. Gestão de segurança e de risco, workflow e gerenciamento de impressões também foram temas tratados pelos patrocinadores do evento, Canon, Datasul e Itautec.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail