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WiFi Aware desafia beacons Bluetooth Smart

Mas o novo padrão WiFi Aware estaria suficientemente diferente e atraente para atrair desenvolvedores?

Ira Brodsky, da Computerworld/EUA

29/08/2015 às 11h51

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O mercado de marketing de proximidade promete se tornar mais competitivo.
Quem afirma é a WiFi Alliance, por conta do seu mais novo padrão, o WiFi Aware,
alternativo ao padrão Bluetooth Smart, tecnologia por trás das especificações
do iBeacon, da Apple e do Eddystone, da Google.

Pergunta: O WiFi Aware é suficientemente diferente e atraente para atrair
players do mercado beacon e desenvolvedores de aplicações de marketing de
proximidade?

Uma atualização rápida: o marketing de proximidade ativa lugares e objetos
do mundo físico para o envio de conteúdo digital. O iBeacon da Apple se baseia
principalmente em aplicativos para smartphones, e a maioria dos desenvolvedores
está focada no mercado varejista. O Eddystone, da Google, foca na criação de
uma "rede física" de sensores e máquinas acessadas ​​através de
navegadores móveis. Ambos enfatizam o uso de dispositivos pequenos, discretos,
que transmitem mensagens e podem ser implantados em praticamente qualquer
lugar, funcionando por anos sem recarga.

O mercado beacon está apenas começando. Há na ordem de 100 mil beacons em
uso hoje. Esse número poderia crescer rapidamente para 50 milhões. Embora
muitas empresas tenham investido dinheiro e recursos em beacons Bluetooth
Smart, não chega a ser tarde demais para uma tecnologia concorrente, finalmente,
dominar o mercado.

Como o Bluetooth Smart, o WiFi Aware fornece uma estrutura genérica para as
aplicações de marketing de proximidade. No entanto, a WiFi Alliance enfatiza
três diferenças fundamentais, que considera necessárias.

Primeiro, o WiFi Aware é projetado para alavancar a infraestrutura WiFi
existente, de modo que dispositivos compatíveis como novo padrão possam
identificar e se comunicar com outros aparelhos, aplicativos ou fontes de
informação próximas.

Com o WiFi Aware, a mesma infraestrutura WiFi passa a ser capaz de servir
simultaneamente como ponto de acesso e totem de proximidade. Assim, uma grande
loja de varejo que já use WiFi para o gerenciamento de inventário poderia
adicionar aplicações de engajamento na rede existente. De acordo com a WiFi
Alliance, alguns equipamentos de infraestruturas WiFi existentes hoje podem ter
o firmware atualizado para o padrão WiFi Aware. Cabe aos fabricantes decidirem
sobre a oferta dessas atualizações.

Em segundo lugar, WiFi Aware oferece o seu próprio link de comunicação de
alta velocidade. Beacons Bluetooth precisam contar com conectividade do celular
ou da rede WiFi. Isso pode ser um problema para beacons Bluetooth. Pode ser
mais fácil implantar e gerenciar uma única rede "dual-mode".

Em terceiro lugar, assim como o Bluetooth Smart, o WiFi Aware é
bidirecional. Beacons Bluetooth são configurados normalmente para operar
somente em um modo de transmissão, embora a maioria pode receber dados para
fins de acompanhamento e controle. Geralmente o Bluetooth privilegia o uso de
beacons unidirecionais por poderem funcionar por anos sem a necessidade de
recarga. A WiFi Alliance opta por enfatizar as vantagens do padrão
bidirecional, via dispositivos alimentados por fontes de energia convencionais.

Além disso, a tecnologia Aware
permite que dispositivos troquem informações sem conexão, desde que estejam
próximos geograficamente. O objetivo da tecnologia é deixar a experiência do
usuário ainda melhor com conexões sem fio, fazendo com que ela seja cada vez
mais completa. 

Ao
entrar em um aeroporto, por exemplo, a companhia aérea poderá enviar para o seu
smartphone dados sobre o seu voo (local do check-in, portão de embarque,
atrasos, etc.).  Mas você também poderá
compartilhar com seus amigos aquela foto recém-tirada com eles, utilizar
apps para chats locais, receber promoções de lojas próximas, participar de um
jogo multiplayer com alguém ao seu lado, ser avisado da presença de amigos nos
arredores e por aí vai.

O WiFi Aware busca fazer com que cada dispositivo saiba da existência de aparelhos próximos, e interaja sempre que o contexto favorecer a interação.

Em resumo, a WiFi Alliance argumenta que o padrão WiFi Aware é capaz de
fazer tudo o que o Bluetooth Smart pode fazer pelo marketing de proximidade - e
muito mais.

Ser capaz de alavancar a vasta e crescente infraestrutura WiFi é uma grande
vantagem, mas ter chegado com certo atraso ao mercado é um problema. Há pelo
menos dois fornecedores líderes que já oferecem pontos de acesso WiFi com
balizas Bluetooth Smart integradas (Aruba Networks e Cisco Meraki). A melhor
estratégia da WiFi Alliance para convencer a indústria a abraçar o WiFi Aware é
insistir que valeu a pena a espera, comparada a qualquer esforço extra.

Os primeiros produtos WiFi Aware não deverão estar disponíveis até o fim do
ano. Significa que não saberemos as respostas para certas perguntas até que
vejamos os produtos em ação.

A WiFi Alliance emprenhou todos os esforços para tornar o WiFi Aware
poderoso e eficiente. Será que vamos ver pequenos beacons WiFi Aware
funcionando com baterias, tão competitivos quanto os beacons Bluetooth Smart?

Algumas aplicações de marketing de proximidade exigem uma massa crítica de
usuários. Quanto tempo levará até que tenhamos dezenas de milhões de
dispositivos WiFi Aware em funcionamento?

Finalmente, será que pontos de acesso WiFi com WiFi Aware integrados terão
desempenho ou vantagens funcionais sobre pontos de acesso WiFi com beacons
Bluetooth integrados?

Em 2005, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) anunciou que estava
trabalhando com outros grupos da indústria para desenvolver um modo de alta
velocidade com base em uma tecnologia chamada "banda ultralarga." No
entanto, o desenvolvimento de banda ultralarga funcionou apenas em algumas
situações e a Bluetooth SIG concluiu que fazia mais sentido simplesmente adotar
a tecnologia WiFi para aplicações que exigissem alta velocidade.

Diante desse fato, cabe perguntar por que a WiFi Alliance não escolheu uma
tecnologia comprovada e popular, como o Bluetooth Smart, como sua tecnologia de
marketing de proximidade. Afinal, as principais vantagens do WiFi Aware - que
trabalham com infraestrutura WiFi, fornecendo conectividade de alta velocidade,
e servindo aplicações bidirecionais - podem ser realizadas utilizando uma
combinação de Bluetooth Smart e WiFi.

É... Só o tempo dirá se a WiFi Aware é uma alternativa necessária ou uma
oportunidade perdida.