Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Tarefas comuns de data center e rede serão automatizadas até 2025, acreditam líderes de TI
Home > Tendências

Tarefas comuns de data center e rede serão automatizadas até 2025, acreditam líderes de TI

Pesquisa da INAP apresenta prognóstico do setor com avanço da Inteligência Artificial e do Machine Learning

Da Redação

03/03/2020 às 8h00

Foto: Shutterstock

O desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning tem mudado drasticamente a maneira como os dados são armazenados e as redes configuradas. Para identificar esses padrões e tentar visualizar um prognóstico do setor, a INAP realizou e divulgou uma pesquisa que apontou que 81% dos líderes de TI acreditam que até 2025 a maioria das atividades de data center e rede serão completamente automatizadas.

A empresa entrevistou 500 líderes de TI e gerentes de infraestrutura sobre o futuro de curto prazo do setor e o cenário da indústria. Os participantes foram convidados a concordar ou discordar da probabilidade de oito previsões se tornarem realidade até 2025. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos e no Canadá entre empresas com mais de 100 funcionários e possui uma margem de erro de +/- 5%.

“Para as tarefas mais básicas, os avanços tecnológicos como IA, Machine Learning, gerenciamento de fluxo de trabalho e outros estão rapidamente se tornando um 'desassossego' para aqueles que atualmente gerenciam essas tarefas. Em cinco anos, veremos o ritmo desses avanços aumentar e o valor visto pelos líderes de TI também aumentar”, diz TJ Waldorf, CMO e Head of Inside Sales and Customer Success da INAP.

Segundo Waldorf, é difícil prever os avanços no data center e na rede que serão impulsionadas pela IA e pelo Machine Learning, em oposição à automação definida por softwares já comprovada. Além disso, o mercado de AIOPs (Inteligência Artificial para Operações de TI) ainda é incipiente.

CIO2503

E-book por:

"A realidade é que esses desenvolvimentos darão mais tempo a esses profissionais para se dedicarem à condução dos negócios. […] Quanto mais automatizamos com segurança, menor o risco de erros causados ​​por humanos, que está no topo da lista de problemas no data center”, afirma o CMO.

Data center

Para 66% dos entrevistados, até 2025, os data centers locais serão praticamente inexistentes. As cargas de trabalho estão deixando os centros de dados locais para a nuvem em um ritmo incrível. Em um estudo publicado no final do ano passado, a INAP identificou que os gerentes de infraestrutura antecipam uma redução de 38% nas cargas de trabalho locais até 2022, impulsionados pela necessidade de maior desempenho da rede, escalabilidade de aplicativos e resiliência do data center.

Ainda de acordo com a INAP, 48% dos gerentes de infraestrutura não-sênior pesquisados discordam da previsão. Josh Williams, vice-presidente de engenharia de canal e soluções da INAP, acredita que esse grupo provavelmente se mostrará certo, apesar das tendências atuais de migração. Para Williams, a previsão é exagerada, pois a maioria das cargas de trabalho hoje estão em data centers locais e ele considera improvável que tudo esteja na nuvem até 2025. Entretanto, ele reconhece que há uma tendência clara.

“Os profissionais de TI estão abandonando o gerenciamento de data centers em grande número para ajudar seus aplicativos a realizar e escalar e permitir que se concentrem em mais coisas do que simplesmente em manter as luzes acesas”, fala.

A adoção de servidores serverless está crescendo e, à medida que a Microsoft e o Google continuam desenvolvendo suas alternativas na Amazon, a INAP acredita que mais organizações testem isso. Até 2025, 74% dos entrevistados acreditam que a maioria dos aplicativos será implantada usando modelos "sem servidor". E para 79% dos profissionais ouvidos, todas as empresas terão presença multicloud até 2025.

"Já estamos em um mundo multicloud", disse Jennifer Curry, Senior Vice President of Global Cloud Services da INAP. “A pergunta mais interessante para mim é: quantas empresas têm uma estratégia coerente de multicloud? A implantação em vários ambientes é fácil. A adoção de um dispositivo de gerenciamento e monitoramento de vulnerabilidades de mitigação, garantia ou desempenho máximo e otimizar custos nas plataformas de infraestrutura é um desafio com o qual muitas empresas enfrentam”, explica.

Conexão mais rápida

A rapidez do fluxo de trabalho exige uma conexão que atenda às expectativas dos profissionais de TI, por isso, 75% dos entrevistados concordaram que a maioria das empresas adotará estratégias de rede de ponta até 2025, sobretudo devido à crescente demanda por serviços de latência hiperbaixa. Entretanto, Waldorf ressalta que apesar da maioria das empresas buscarem reduzir a latência nos próximos anos, assim como ocorreu com a introdução da nuvem em meados da década de 2000, o conceito pode levar um tempo para ser estabelecido. "A ideia existe há muito mais tempo, mas no contexto atual de TI, apenas recentemente se tornou algo que mais líderes estão começando a pesquisar e a pensar porque isso é importante para eles".

O time de TI

A maioria do entrevistados (68%), também acredita que o Diretor de Segurança (OSC) ou os CISOs (Chief Information Officer) serão considerados o segundo papel mais importante na maioria das empresas. Enquanto 79%, acreditam que, até 2025, as equipes de desenvolvimento de TI e produtos da maioria das empresas estarão totalmente integradas. E a maior balança em concordância e discordância na pesquisa diz respeito ao perfil da função de TI. Sendo então, 49% dos entrevistados que concordam que apesar do desenvolvimento tecnológico, em 2025, a função de TI será essencialmente a mesma que em 2020. Enquanto 51%, discordam desta afirmação.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15