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Setor imobiliário está aberto a novas tecnologias mas ainda enfrenta desafios, diz estudo
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Setor imobiliário está aberto a novas tecnologias mas ainda enfrenta desafios, diz estudo

Geração de leads é o principal obstáculo para profissionais à frente da transformação digital do setor imobiliário

Da Redação

11/03/2021 às 19h24

Foto: Adobe Stock

Um novo estudo revelou que 64% dos profissionais frente à digitalização do setor imobiliário são adeptos a novas tecnologias e estão atentos aos lançamentos digitais. A busca pelo desenvolvimento de habilidades em marketing digital é alvo de 84% dos corretores e 79% trabalham com computadores e celulares diariamente. O relatório destaca ainda que 19% dos respondentes utilizam apenas o telefone móvel, o que reflete a necessidade de aplicativos que apoiem suas rotinas.

A Facilita, empresa por trás do app de mesmo nome e que oferece gestão de venda de imóveis, em parceria com a Datastore, divulgou um estudo sobre a Transformação Digital do corretor imobiliário brasileiro, que mapeou a adaptação e os desafios deste profissional frente à digitalização do setor. Foram entrevistados 629 profissionais, sendo 50% corretores autônomos, 42% filiados a incorporadoras ou imobiliárias e 8% com vínculos trabalhistas.

“A pesquisa indica que há mais corretores digitais do que tradicionais, aqueles que não utilizam tecnologia para facilitar suas vendas, pelo menos ainda. Além disso, mesmo os mais resistentes à tecnologia já notaram a necessidade de otimizar sua rotina, não somente para gerar mais vendas, mas para se manterem competitivos e ampliarem o alcance de compradores e possíveis interessados no ambiente digital”, explica Glauco Farnezi, CEO da Facilita.

Segundo a pesquisa, gerar leads é o principal obstáculo dessa profissão para 42% dos respondentes, enquanto 40% acredita que o principal desafio seja organizar atendimentos. Nesse sentido, para atrair e manter contato com possíveis compradores, 80% dos corretores utilizam o WhatsApp. Já 70% deles apostam em anúncios on-line para gerar leads, sendo R$ 375 mensais o valor médio deste investimento.

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Outro apontamento da pesquisa que complementa tais informações é o desejo por autonomia e liberdade do corretor, que é maximizado pela utilização de ferramentas digitais, pois elas permitem a geração de resultados sem a dependência de construtoras e incorporadoras. Com este desejo, 58% destes profissionais optam por treinamentos online para se desenvolverem profissionalmente.

Ou seja, de acordo com o relatório, eles estão buscando compreensão e profissionalização sobre este ambiente digital, que não é novidade para 70% dos respondentes, que já utilizaram ferramentas digitais, como os sistemas de relacionamento com o cliente (CRM, ou Customer Relationship Management).

“Os corretores não são impasses para a digitalização do setor imobiliário, pois entendem que suas funções não serão substituídas pelas máquinas, apenas complementadas. Entretanto, esse profissional precisa de apoio tecnológico e estamos observando tal necessidade sendo reforçada com a atuação num modelo 100% à distância ou híbrido, principalmente após a pandemia da Covid-19. Fica claro que o corretor digital é o futuro do setor e essa pesquisa confirma que esses profissionais estão cientes e caminhando em direção à digitalização. Agora, cabe às construtoras e às incorporadoras fornecerem as ferramentas necessárias para este fim”, conclui Farnezi.

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