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Para CIOs e CTOs, Machine Learning, IA, 5G e IoT serão as tecnologias mais importantes em 2021
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Para CIOs e CTOs, Machine Learning, IA, 5G e IoT serão as tecnologias mais importantes em 2021

Um em cada quatro entrevistados acredita que IA e ML são as tecnologias que terão maior impacto na recuperação global da Covid-19

Da Redação

15/12/2020 às 15h01

Foto: Adobe Stock

Pesquisa global com CIOs e CTOs aponta as tecnologias mais impulsionadas pela pandemia e aquelas que serão mais importantes em 2021. Entre o total de entrevistados, quase um terço (32%) disse inteligência artificial e machine learning, seguido por 5G (20%) e Internet das Coisas (14%). No Brasil foram entrevistados 50 líderes, desses a maioria se vê trabalhando lado a lado com um robô e acredita que a IoT será uma das tecnologias de blockchain mais importantes para 2021.

Leia também: Os desafios da era do Big Data e do analytics na indústria de manufatura

O estudo da IEEE mostrou quais as tecnologias usadas pelos CIOs e CTOs pesquisados ​​tiveram sua adoção acelerada com a pandemia: mais da metade (55%) dos entrevistados aceleraram a adoção da computação em nuvem; 52% aceleraram a adoção de 5G; 51% têm IA e machine learning acelerada; 42% adotaram IoT; 35% realidade aumentada e virtual; além de tecnologias de videoconferência (35%).

Em comparação com um ano atrás, a grande maioria dos CIOs e CTOs (92%) acredita que sua empresa está mais bem preparada para responder a uma interrupção potencialmente catastrófica, como uma violação de dados ou desastre natural. Além do mais, daqueles que dizem estar mais bem preparados, 58% concordam fortemente que a Covid-19 acelerou sua preparação.

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Quando questionados sobre quais tecnologias terão o maior impacto na recuperação global da Covid-19, um em cada quatro (25%) dos entrevistados disse que IA e machine learning.

Entre os impactos de algumas tecnologias, o estudo mostra que a maioria dos entrevistados brasileiros (86%) trabalhariam lado a lado com um robô, sendo 38% a favor de robôs para a exploração científica e 16% dos para o uso de robôs em cuidados hospitalares; 66% acreditam que a IoT será uma das tecnologias de blockchain mais importantes em 2021; 40% afirmam que a adoção a tecnologia 5G acelerou devido à pandemia e, para 26%, será uma das principais tecnologias em 2021.

Além disso, os entrevistados brasileiros também acreditam que os serviços de entretenimento serão os mais impactados pela tecnologia em 2021 (36%); enquanto 34% acreditam que serão os serviços financeiros; 24% afirmam que será a educação; e 20% acreditam que a videoconferência foi a tecnologia mais importante em 2020.

De acordo com CIOs e CTOS pesquisados em todo o mundo, manufatura (19%), saúde (18%), serviços financeiros (15%) e educação (13%) são os setores que mais acreditam que serão impactados pela tecnologia em 2021.

Ao mesmo tempo, mais da metade (52%) dos CIOs e CTOs vêem seu maior desafio em 2021 como o de lidar com aspectos da recuperação da Covid-19 em relação às operações de negócios. Esses desafios incluem uma estrutura híbrida permanente de trabalho remoto e de escritório (22%), reabertura e devolução de escritórios e instalações (17%) e gerenciamento de trabalho remoto permanente (13%). No entanto, 11% disseram que a agilidade para interromper e iniciar iniciativas de TI à medida que esse ambiente imprevisível continua será seu maior desafio. Outros 11% citaram ameaças à segurança on-line, incluindo aquelas relacionadas a funcionários remotos, como o maior desafio que eles veem em 2021.

Cíbersegurança

As duas principais preocupações dos CIOs e CTOs quando se trata da segurança cibernética de suas organizações são as questões de segurança relacionadas à força de trabalho móvel, incluindo funcionários trazendo seus próprios dispositivos para o trabalho (37%) e garantindo que a IoT seja segura (35%). Isso não é surpreendente, uma vez que o número de dispositivos conectados, como smartphones, tablets, sensores, robôs e drones está aumentando drasticamente.

Um pouco mais de um terço (34%) dos CIO e CTO entrevistados disseram que podem rastrear e gerenciar 26-50% dos dispositivos conectados a seus negócios, enquanto 20% dos entrevistados disseram que podiam rastrear e gerenciar 51-75% dos dispositivos conectados.

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