Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
O lock-in na nuvem é real
Home > Tendências

O lock-in na nuvem é real

O lock-in é o segredinho da cloud pública. Os engenheiros de nuvem têm sussurrado isso há anos, mas cada vez mais pessoas estão se manifestando agora

David Linthicum, InfoWorld (EUA)

14/07/2021 às 19h04

Foto: Shutterstock

Fiquei impressionado com este artigo sobre os 10 segredos obscuros da nuvem, assinado por Peter Wayner. Você deve ler por alguns motivos.

Primeiro, não é sempre que a imprensa discute as desvantagens da computação em nuvem - é sempre um pouco como um festival de amor da mídia. Muitas vezes fico surpreso com a falta de divergências em geral, especificamente quando recebo resistência por apontar problemas com a computação em nuvem que devem ser compreendidos agora.

Em segundo lugar, os pontos levantados no artigo são bem pensados e refletem outras postagens que fiz ao longo dos anos sobre tópicos de nuvem, como desempenho, custo e lock-in. Não me interpretem mal, a nuvem tem poucos problemas. No entanto, os problemas que ela tem precisam ser entendidos antes de começar a pular.

Vamos nos concentrar especificamente no que Wayner diz sobre o aprisionamento: “À primeira vista, vender um sistema operacional commodity em hardware commodity deve ser um negócio commodity. Mas de alguma forma o mundo da nuvem é surpreendentemente "pegajoso". Mesmo quando seus dados ou os serviços que você cria na nuvem são teoricamente portáteis, simplesmente mover todos esses bits da nuvem de uma empresa para outra parece demorar um pouco”.

CIO2503

E-book por:

“Nativo da nuvem” é um grito de guerra popular atualmente. As más notícias? Os aplicativos nativos da nuvem têm dependências integradas em seus hosts de nuvem, como bancos de dados, segurança, governança, ferramentas operacionais, etc. Não é fácil imaginar o dia em que um aplicativo nativo da nuvem precisa ser movido de uma nuvem para outra. Não vai ser fácil.

Sim, é possível mover o aplicativo, mas os problemas que surgem por causa do bloqueio à nuvem são muito mais reais do que a indústria permite. A maioria das empresas não descobre as limitações de bloqueio até que mudem de uma nuvem para outra. Os requisitos de movimentação normalmente surgem devido a problemas de custo e desempenho, outro conjunto de pontos que Wayner faz em seu artigo.

Com tudo isso dito, não use o aprisionamento como um motivo para não mudar para a nuvem pública. Já lidamos com problemas de bloqueio no passado e em várias plataformas. Isso não é diferente. O aprisionamento é apenas outra compensação da computação em nuvem. Como tal, precisa ser compreendido e gerenciado.

Algumas pessoas apontam para aplicativos de nuvem portáteis que evitam o aprisionamento. Isso geralmente envolve uma abordagem não nativa, de mínimo denominador comum para o desenvolvimento de aplicativos, em que você evita o aprisionamento evitando serviços nativos completamente. Eles oferecem melhor portabilidade, mas, em geral, não funcionam bem em todos os lugares que deveriam.

Os contêineres são outra abordagem à portabilidade. Eu sou um grande fã, mas vamos reconhecer que os contêineres exigem custo, esforço e risco adicionais para colocar os aplicativos em contêineres. Além disso, há trabalho adicional ao movê-los da nuvem nativa para a nuvem nativa.

Existe uma resposta mágica para o bloqueio na nuvem? Ainda não, e talvez nunca. A boa/má notícia é que enfrentamos problemas de TI intransponíveis no passado e aprendemos a contorná-los. Estamos em 2021 e estamos na computação em nuvem há mais de 10 anos. É hora de olhar para as vantagens e desvantagens do bloqueio na nuvem e gerenciar ambos. Também é hora de perceber que a melhor solução não será perfeita, mas pode ser a melhor solução imperfeita que atende às necessidades mais críticas da empresa.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15