Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Microsoft apresenta sua visão de um escritório holográfico
Home > Tendências

Microsoft apresenta sua visão de um escritório holográfico

O plano da Microsoft para posicionar o HoloLens como ferramenta corporativa ganha tração. A fabricante começa, aos poucos, a revelar os primeiros casos de uso

Blair Hanley Frank e Felipe Dreher

11/07/2016 às 16h27

Foto:

A Microsoft aproveitou a Worldwide Partner Conference, que acontece em Toronto, Canadá, para demonstrar o HoloLens como dispositivo de computação corporativa.

Quando Arantxa Lasa Cid, diretora da empresa, subiu ao palco para apresentar o HoloLens,  entrou em um ambiente que se parecia muito com uma área de trabalho gigante, multitela, com acesso ao Outlook (calendário e e-mails) e dois browsers.

De pé, em frente a uma mesa vazia, Cid puxou o modelo de um motor a jato, com um gesto simples.  Uma voz britânica amigável explicou os vários componentes do motor, primeiro em pequena escala, depois em tamanho real, permitindo a Cid explorar o motor e seu funcionamento.

A aplicação é parte de uma parceria entre a Microsoft e a Japan Airlines para uso do Hololens como um dispositivo de realidade aumentada para treinamento. O objetivo é tornar possível a conclusão de cursos de formação sem que quem está sendo treinado precise deixar sua área de trabalho.

A japonesa criou conteúdos e utiliza recursos de realidade virtual e aumentada para treinar membros da tripulação, times de engenharia e mecânicos.

A ideia é que, através da realidade aumentada, os funcionários possam ter uma experiência mais prática e rica, assimilando melhor a forma de funcionamento das peças de uma aeronave.

“Acreditamos que é o HoloLens contribuirá com a segurança de nosso negócio”, afirmou Koji Hayamizu, diretor de planejamento da japonesa. Para se ter uma ideia, com a tecnologia, é possível ter acesso 3D ao interior da estrutura de um motor.

Segundo a Microsoft, o case da Japan Airlines é apenas um exemplo das novas capacidades trazidas pela solução.

A fabricante afirma que o sistema pode ser utilizado não apenas para treinamento, mas para enriquecer experiências de consumidores em diversas indústrias.

“Computação holográfica trará uma tremenda oportunidade para nossos parceiros e clientes no futuro”, pontuou Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Desde o início a Microsoft tem se esforço para posicionar o HoloLens também como um dispositivo de computação empresarial. A apresentação desta segunda-feira foi a realização mais concreta da visão da empresa neste sentido, com exemplos claros de como o dispositivo poderia ser usado diariamente em um contexto de negócios, bem como em ocasiões especiais.

Hololensdesktop

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

<

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15