Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
GitHub espera 100 milhões de desenvolvedores de software até 2025; Brasil ganha destaque
Home > Tendências

GitHub espera 100 milhões de desenvolvedores de software até 2025; Brasil ganha destaque

Relatório do GitHub indica mais atividades do desenvolvedor e contribuições de código aberto vindas de fora dos Estados Unidos

Paul Krill

07/12/2020 às 16h02

Foto: Adobe Stock

Avaliando o futuro do código aberto, o GitHub anunciou na última semana que espera que o número de desenvolvedores de software usando sua plataforma, atualmente de 56 milhões, aumente para 100 milhões em cinco anos.

Leia também: Como construir um programa de treinamento em ciência de dados de sucesso

No relatório State of the Octoverse do GitHub, lançado em 2 de dezembro, o popular site de compartilhamento de código também observou que mais de 60 milhões de repositórios e mais de 1,9 bilhão de contribuições foram adicionados no ano passado. O GitHub observou que grande parte do crescimento está acontecendo fora dos Estados Unidos, com 66% dos usuários ativos agora baseados fora da América do Norte.

A porcentagem de contribuintes de código aberto dos Estados Unidos caiu para 22,7%, ante 30,4% em 2015. As contribuições vêm de uma gama mais ampla de países, indica o relatório, com a China respondendo por 9,76% e a Índia 5,2%. O relatório continua observando:

CIO2503

E-book por:

Ao olharmos para o futuro do código aberto e alcançar 100 milhões de desenvolvedores em 2025, projetamos as contribuições de código aberto dos Estados Unidos caindo e se estabilizando em 16,4%, com fortes contribuições da China (13,3%) e da Índia (7,9%), e crescimento na América do Sul e África, nomeadamente Brasil (3%) e Nigéria (1,5%).”

Ao todo, 34% dos usuários do GitHub estavam na América do Norte em 2020, queda de 2% em relação ao ano passado, enquanto 30,7% estavam na Ásia (aumento de 1,1%) e 26,8% na Europa (aumento de 0,1%).

O crescimento no site vai além dos desenvolvedores de software, com educadores em particular se juntando em número crescente. Outros novos participantes vieram das áreas de ciência de dados. O relatório cobriu comunidades, segurança e produtividade.

Outras conclusões do relatório State of the Octoverse de 2020:

As 10 principais linguagens no GitHub eram, na seguinte ordem:

  • JavaScript
  • Python
  • Java
  • TypeScript
  • C #
  • PHP
  • C++
  • C
  • Shell
  • Ruby

As linguagens foram classificadas com base no número de colaboradores exclusivos para repositórios públicos e privados marcados com a linguagem em questão.

  • 5.646 repositórios foram criados relacionados ao Covid-19;
  • 17% das vulnerabilidades eram explicitamente maliciosas, com os 83% restantes resultantes de erros;
  • Repositórios ativos com um ecossistema de pacotes com suporte têm 59% de chance de receber um alerta de segurança nos próximos 12 meses.
  • As vulnerabilidades de segurança geralmente não são detectadas por mais de quatro anos antes de serem divulgadas. Uma vez identificado, o mantenedor do pacote e a comunidade de segurança geralmente lançam uma correção em cerca de quatro semanas.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15