Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Evolução das nuvens públicas beneficiará as empresas
Home > Tendências

Evolução das nuvens públicas beneficiará as empresas

Maioria das soluções corporativas de TI será multicloud e os recursos da nuvem serão abstraídos e comoditizados

David Linthicum

28/07/2021 às 18h00

Foto: Shutterstock

Eu, geralmente, não busco o The Wall Street Journal para ler notícias sobre nuvem, mas esta manchete, em particular, chamou minha atenção: “Batalha pela nuvem: antes dominantes, Amazon e Microsoft agora possuem muitos competidores. Os clientes cada vez mais assinam com vários fornecedores para reduzir custos e juntar os melhores serviços”.

Eu estava mais interessado no título e no subtítulo do que no próprio artigo. Esta é mais uma validação das tendências que vimos nos últimos anos, agora aparecendo na maior publicação de negócios dos Estados Unidos. Em outras palavras, as tendências de multicloud, heterogeneidade e complexidade se popularizaram.

Isso levanta uma questão maior de como os provedores de nuvem pública, grandes e pequenos, provavelmente se transformarão nos próximos anos. Aqui está a tendência mais óbvia que você provavelmente verá e está começando a ver agora: a comoditização de nuvens públicas, levando a um crescimento ainda maior.

Quando você ouve a palavra “comoditização” no mundo da tecnologia, quase nunca é bom. Uma commodity não é mais considerada como tendo uma inovação especial e não pode exigir preços premium. No entanto, desta vez, haverá um efeito diferente.

À medida que usamos mais nuvens públicas para as mesmas soluções corporativas, as próprias nuvens assumirão o papel de provedoras de recursos de commodities. Eles existirão como recursos abstratos, o que significa que acessaremos serviços como armazenamento, computação, bancos de dados, etc., usando um conjunto comum de interfaces (APIs, normalmente) que, por sua vez, chamarão um serviço de nuvem pública para atender à solicitação.

Vamos nos mover nessa direção por dois motivos: Um, as coisas vão ficar muito complexas e muito heterogêneas para que a TI corporativa gerencie os serviços de nuvem pública diretamente. Dois, isso aumenta a capacidade de escala, bem como a capacidade de criar e operar de maneiras mais ágeis.

Então, qual é o benefício para as nuvens públicas, incluindo infraestrutura como serviço, software como serviço e plataforma como serviço? Novamente, duas coisas ocorrerão.

Em primeiro lugar, os provedores de nuvem pública de “segundo nível” que simplesmente não conseguiam acompanhar os gastos dos maiores provedores de primeiro nível devem ser capazes de encontrar mais oportunidades de mercado. Se estivermos mudando do foco de nuvem única para várias nuvens e mais heterogeneidade, as empresas agora podem operar muitas tecnologias, plataformas e marcas diferentes e podem facilmente adicionar os provedores de segunda camada quase sem custo ou risco. Provedores que têm nichos valiosos, como armazenamento rápido, a melhor solução de blockchain ou a melhor segurança de banco de dados podem se encaixar perfeitamente na "sopa de nuvem" corporativa. As empresas devem ser capazes de aproveitar isso para obter custos mais baixos, maior valor e a capacidade de buscar o que há de melhor.

Em segundo lugar, os maiores provedores de nuvem pública devem experimentar um rápido crescimento do uso. Embora eles possam não vender tantos serviços de nuvem novos na rede, os que eles têm agora provavelmente crescerão rapidamente na carga de uso. Isso significa que muitos provedores de nuvem pública ganharão cada vez mais dinheiro com menos investimento em P&D. Além disso, isso provavelmente ocorrerá nos próximos cinco a sete anos, e eles devem ser capazes de repassar essa infusão de dinheiro na forma de preços mais baixos aos consumidores corporativos.

Como as empresas deveriam reagir a tudo isso? Tenho certeza de que alguns provedores de tecnologia perderão com essa mudança, mas a maioria dos jogadores de tecnologia em nuvem vai descobrir que é um ganho/ganho. Um ganho para eles, considerando tudo o que discuti neste post, e um ganho claro para as empresas que devem descobrir que podem pagar preços mais baixos, aproveitar as melhores soluções e operar com muito menos complexidade e muito mais agilidade. Esse sempre foi o objetivo.

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15