Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Escassez de profissionais de data center aumentará nos próximos anos
Home > Tendências

Escassez de profissionais de data center aumentará nos próximos anos

Com os problemas de recrutamento aumentando, pesquisadores estão preocupados que o nível de exigência esteja alto demais para os candidatos

Andy Patrizio, Network World

10/02/2021 às 16h00

Foto: Adobe Stock

Com a projeção de crescimento do mercado de data center, surge a necessidade simultânea de mais funcionários. De acordo com um relatório do Uptime Institute, o número de funcionários necessários para operar os data centers mundiais crescerá de cerca de dois milhões, em 2019, para quase 2,3 milhões, em 2025.

Essa estimativa cobre mais de 230 cargos especializados para diferentes tipos e tamanhos de data centers, com requisitos de criticidade variados, desde o projeto até a operação e em todas as regiões globais.

O setor já está atormentado pela falta de pessoal. Cinquenta por cento dos entrevistados pelo Uptime Institute disseram que estão enfrentando dificuldades para encontrar candidatos para vagas em aberto, contra 38%, em 2018.

Uma razão para a falta de pessoal é que a barreira para a entrada é muito alta e exclui candidatos que poderiam fazer o trabalho.

Embora os empregadores tendam a ter altos requisitos de educação, na realidade, muitos empregos em data centers não exigem um alto nível de educação formal, mesmo em posições onde o empregador pode ter exigido inicialmente.

CIO2503

E-book por:

“Em outras palavras, a experiência relevante, um estágio ou trainee no trabalho podem, muitas vezes, mais do que compensar a falta de uma qualificação formal na maioria das funções de trabalho”, afirma o relatório. Poucos cargos - a maioria dos quais em engenharia técnica - exigem um diploma universitário; experiência equivalente será suficiente para a maioria das tarefas exigidas em outras funções.

O estudo descobriu que, globalmente, os maiores empregadores estão investindo em mais treinamento e educação, não apenas desenvolvendo programas internos, mas também trabalhando com universidades, faculdades e escolas técnicas.

Houve um aumento no trabalho remoto para funcionários do data center e, em geral, graças aos bloqueios da Covid-19, no entanto, a maior parte da equipe ainda é necessária no local para as operações contínuas do data center. Isso significa que algumas pessoas nas equipes de operações precisam estar nos data centers ou perto deles. Afinal, você não pode desligar um servidor e substituir um disco rígido danificado remotamente. Além disso, a crescente dependência de serviços digitais significa que os data centers precisam de pessoal 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para agravar o problema, muitos data centers podem estar localizados em áreas onde atualmente há poucos funcionários qualificados; muitos data centers em hiperescala estão localizados em regiões remotas, onde a disponibilidade de energia e refrigeração são as principais prioridades. Novamente, existem algumas coisas que a Inteligência Artificial e a automação não podem fazer. Mas boa sorte ao recrutar uma equipe de 20 e poucos anos para trabalhar no terceiro turno em um data center em uma área remota.

O Uptime Institute também levantou a questão do envelhecimento da equipe. O relatório identificou que 45% dos entrevistados na pesquisa de 2019 tinham pelo menos 20 anos de experiência e a empresa vai além e analisa que, como esses entrevistados são mais velhos, pode haver o que o Uptime chamou de "tsunami de prata" de aposentadorias. Mas o Uptime reconheceu que parece provável que isso se espalhe por muitos anos e ocorrerá principalmente na América do Norte e na Europa Ocidental.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15