Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Elevando o SaaS ao seu devido lugar na empresa
Home > Tendências

Elevando o SaaS ao seu devido lugar na empresa

A maioria das empresas não considera o SaaS tanto quanto deveria em sua jornada na nuvem. Isso é um grande erro

David Linthicum, InfoWorld (EUA)

15/12/2020 às 13h00

Foto: Adobe Stock

De acordo com o Gartner, o SaaS (software como serviço) continua sendo o maior setor do mercado de computação em nuvem e deve crescer para US $ 117,7 bilhões em 2021 (um aumento de 16%). Este é um crescimento bastante impressionante, que em grande parte foi impulsionado pela pandemia e pela necessidade de sistemas SaaS para dar suporte ao trabalho remoto.

Leia também: 7 cargas de trabalho que devem ser movidas para a nuvem agora

O SaaS há muito tempo é o enteado do mundo da computação em nuvem. A maioria não considera o SaaS como parte da nuvem, concentrando-se em provedores de IaaS (Infraestrutura como Serviço), incluindo AWS, Google e Microsoft. Isso ocorre principalmente porque o mundo SaaS é amplamente distribuído, com mais de 5.000 aplicativos SaaS disponíveis, desde gerenciamento de fiança até sistemas ERP completos sob demanda.

A salesforce.com certamente é bem conhecida, e o que está em jogo para a maioria das empresas, mas ao fazer as contas você determinará rapidamente que a maior parte do mercado de SaaS é menor e com sistemas de negócios mais táticos sob demanda. Esses sistemas são mais eficientes em termos de custos do que colocá-los em servidores em seu data center.

CIO2503

E-book por:

Existem algumas áreas onde as empresas podem melhorar o uso de SaaS em sua estratégia de computação em nuvem mais ampla. Algumas sugestões:

Integração de dados. Planeje e crie mecanismos para mover dados dentro e entre sistemas SaaS e outros sistemas corporativos, tanto no local quanto dentro de nuvens IaaS.

Integração de segurança. Estenda sua estratégia de segurança mais ampla, como o uso de IAM (gerenciamento de identidade e acesso), para sistemas SaaS. Estou vendo uma grande quantidade de vulnerabilidades em sistemas SaaS conforme a segurança se torna uma consideração tardia, ficando em segundo plano no tempo de lançamento no mercado.

Integração de processos. Usamos sistemas SaaS porque eles trazem processos de negócios predefinidos que não precisamos criar em novos aplicativos. No entanto, eles não são otimizados a menos que integrados a outros processos de aplicativos hospedados no local ou em sistemas baseados em nuvem. Camadas de orquestração de processos são úteis aqui.

SaaS foi realmente a primeira parte do mercado de computação em nuvem que surgiu no final dos anos 1990 e provou que a nuvem era uma alternativa viável e econômica para propriedade de aplicativos. Dito isso, não é receber o respeito que merece, e isso vai te colocar em apuros rapidamente.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15