Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
É possível automatizar todas as operações em nuvem?
Home > Tendências

É possível automatizar todas as operações em nuvem?

À medida que a automação fica melhor, podemos alcançar quase 100% de automação de CloudOps e SecOps em apenas alguns anos

David Linthicum, InfoWorld (EUA)

07/06/2021 às 19h21

Foto: Adobe Stock

À medida que passo de um projeto para outro, percebi que a tendência mais recente é aproveitar ferramentas operacionais, como AIops e plataformas de operações de segurança para automatizar a maior parte do que é necessário para operar de forma proativa uma nuvem, nuvem híbrida ou implantação multicloud. Isso significa automatizar tudo, desde gerenciamento de rotina e monitoramento até desligamento e inicialização de servidores para contornar problemas e, ao mesmo tempo, machine learning no trabalho (que é a IA no AIops).

Ninguém está pronto para treinar sua equipe de operações ainda, mas está claro que os avanços em diagnósticos de causa raiz e processos de autocura, continuidade de negócios e recuperação de desastres e outros serviços que compõem a vida diária de um engenheiro de nuvem podem ser automatizados para serem mais confiáveis do que humanos. Agora estamos lidando com ferramentas que podem aprender, que melhoram conforme experimentam as operações, que talvez possam funcionar melhor do que um ser humano, eventualmente.

A automação do CloudOps é muito parecida com a automação da direção. Embora saibamos que a tecnologia pode conduzir o carro - talvez melhor do que nós - a ideia ainda é intimidante. A automação do CloudOps é muito mais complexa do que dirigir um carro, mas muitos dos mesmos tipos de problemas terão que ser superados. O resultado é um conjunto de processos automatizados que podem resultar em uma nuvem muito melhor executada, bem como em um sistema de segurança proativamente ciente que se torna melhor com o tempo.

Vamos dar o salto? Tirar nossas mãos do volante?

Minha opinião sobre a tecnologia emergente é que leva cerca de três ou quatro anos desde o momento em que a tecnologia é capaz até o momento em que é amplamente utilizada. Considerando que a maioria das empresas levou 10 anos para colocar apenas 20% a 30% de suas cargas de trabalho em nuvens públicas, isso pode ser uma caminhada mais longa do que pensamos.

CIO2503

E-book por:

Um fator crítico de sucesso será que a automação de CloudOps e SecOps forneça resultados muito melhores do que as abordagens tradicionais, ou seja, humanos. Eu imagino que alguns novatos agressivos serão os primeiros a agir sem intervenção; assim que forem bem-sucedidos, outros os seguirão.

É assim desde que estou no negócio de tecnologia. Mesmo que a tecnologia tenha tudo a ver com saltos de fé, todo mundo quer que outra pessoa salte primeiro.

A automação eficaz será um verdadeiro multiplicador de força para uma empresa. Os processos de operações automatizados podem escalar e se tornar muito mais avançados e eficazes com o tempo. A parte assustadora é que se os humanos retomassem o controle por qualquer motivo, eles provavelmente não seriam tão eficazes quanto os processos de operação automatizados alimentados por IA.

Isso não é ficção científica; esse material está funcionando hoje. Se não fosse pela possibilidade de ser levado até a borda da propriedade para fazer isso, eu poderia configurar a automação profunda para 80% dos processos manuais para a maioria das implantações de nuvem corporativa, passando para 100% em apenas dois anos.

O truque é lidar com as expectativas e medos dos humanos antes de podermos substituí-los. Agora, isso não é um conflito de interesses?

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15