Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Como usaremos a nuvem quando voltarmos ao trabalho presencial?
Home > Tendências

Como usaremos a nuvem quando voltarmos ao trabalho presencial?

Capacitamos uma nova força de trabalho remota no ano passado, mas alguns podem retornar ao escritório em breve. Melhor começar a planejar

David Linthicum

05/02/2021 às 9h03

Foto: Adobe Stock

Já passamos por pandemias antes, e o lado bom é que elas eventualmente vão embora. O trabalho remoto não foi uma reação à crise de Covid-19; tem sido uma opção para muitos nos últimos anos - e uma que a maioria das pessoas usava algumas vezes.

Em muitos aspectos, as empresas estavam se preparando para uma força de trabalho remota de 99%, mesmo sem saber. Aqueles que tinham bons projetos de migração de nuvem concluídos ou em andamento descobriram que seu nível de risco era muitas vezes menor em comparação com aqueles com sistemas implantados em data centers de empresas privadas. Os bloqueios limitaram o acesso físico a alguns centros de dados; muitos sistemas não eram mantidos fisicamente e interrupções eram comuns.

Isso acalmou muitos opositores sobre o uso de nuvens públicas. Eu vi até o mais rude dos CIOs mudar de atitude no verão passado. Você pode ver pelo crescimento da receita da nuvem pública que isso tem sido mais do que uma tendência. Foi uma rápida mudança de paradigma.

A próxima crise com a qual lidaremos será a volta ao trabalho. Por que isso é uma crise? É outro padrão de uso diferente do anterior. Muito parecido com as ações rápidas que aconteceram quando os funcionários foram enviados para casa com laptops e telefones, aqueles que voltam para um escritório físico também precisam ser acomodados.

CIO2503

E-book por:

Então, o que provavelmente mudará e o que não?

Primeiro, provavelmente faremos com que as empresas removam grande parte de seu espaço de escritório e comecem a se hospedar. Isso significa que você vai a um prédio comercial, reserva um escritório ou uma sala de conferência e trabalha a partir daí. O tráfego de rede e CloudOps precisarão ser gerenciados a partir desses escritórios novamente, desta vez com muitos usuários diferentes, dependendo da hora do dia ou do dia da semana.

Em segundo lugar, os funcionários terão mais mobilidade. Os funcionários trabalharam exclusivamente em casa durante a pandemia, mas uma vez que as restrições aumentem e as pessoas comecem a se mover, o trabalho remoto pode ser feito em casa, com certeza, mas também em cafés, aeroportos, bares - onde quer que haja uma conexão Wi-Fi .

Como a maioria dos profissionais de segurança dirá, os funcionários que acessam sistemas em nuvem por meio de uma rede pública criam problemas de segurança. Se você não tem os sistemas de segurança implantados para aproveitar as redes públicas com segurança, eles devem estar no topo da lista agora.

Conforme emergimos desta pandemia, o tema da TI será que possuir ou usar ativos físicos é na verdade uma vulnerabilidade. Isso afetará a forma como alavancamos nossos ativos de TI nos próximos anos.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15