Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
C e Python lideram índice de popularidade de linguagem de programação
Home > Tendências

C e Python lideram índice de popularidade de linguagem de programação

Da Redação

15/09/2021 às 18h03

Foto: Shutterstock

O Python está avançando lentamente para o primeiro lugar no índice mensal Tiobe que monitora a popularidade das linguagens de programação.

O provedor de serviços de qualidade de software Tiobe acredita que o Python pode superar o C a qualquer momento, o que o tornaria apenas a terceira linguagem a liderar o índice em seus mais de 20 anos de existência. Java, terceiro colocado este mês, também liderou o índice.

Python está em segundo lugar há dois meses consecutivos. A linguagem subiu para o segundo lugar pela primeira vez em novembro passado. As classificações da Tiobe são baseadas em uma fórmula que avalia pesquisas em idiomas em mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo e YouTube. Especificamente, o número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados pertinentes a uma linguagem são avaliados.

Python já lidera o índice Pypl de popularidade da linguagem de programação, que analisa a frequência com que os tutoriais de linguagem são pesquisados ​​no Google. A linguagem ficou em segundo lugar no RedMonk Language Rankings de junho de 2021, atrás apenas do JavaScript. As classificações RedMonk, que avaliam o uso da linguagem com base em uma fórmula que examina o Stack Overflow e o GitHub, foram publicadas em 5 de agosto.

Na edição de setembro do índice Tiobe, a linguagem Go do Google saltou quatro posições, do dia 18 do mês passado para o 14 deste mês. A linguagem assembly subiu para o oitavo lugar depois de ficar em nono no mês passado, enquanto o Ruby subiu de 15 em agosto para 13 em setembro. O CEO da Tiobe, Paul Jansen, descreveu essas mudanças como pequenas, acrescentando que é difícil dizer por que aconteceram.

O índice Tiobe top 10 em setembro de 2021:

  • C, com uma classificação de 11,83%
  • Python, 11,67%
  • Java, 11,12%
  • C ++, 7,13%
  • C #, 5,78%
  • Visual Basic, 4,62%
  • JavaScript, 2,55%
  • Montagem, 2,42%
  • PHP, 1,85%
  • SQL, 1,8%

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15