Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Blockchain só revolucionará as indústrias nos próximos 5 a 10 anos
Home > Tendências

Blockchain só revolucionará as indústrias nos próximos 5 a 10 anos

Relatório divulgado pelo Gartner aponta como CIOs têm percebido a tecnologia blockchain e o que esperam dela

Lucas Mearian, Computerworld (EUA)

13/09/2019 às 11h34

Foto: Shutterstock

O Gartner, cujas avaliações anteriores do blockchain têm sido conservadoras para dizer o mínimo, espera que a tecnologia de contabilidade distribuída transforme as formas como as empresas operam na maioria dos setores dentro de cinco a 10 anos.

No momento, no entanto, o blockchain para a maioria das indústrias permanece parado entre as expectativas inflacionadas e a desilusão geral em relação à forma como pode melhorar os processos de negócios, de acordo com o último relatório "Hype Cycle" do Gartner.

O relatório divulgado nesta semana revela como os CIOs percebem a tecnologia blockchain. "Embora eles ainda não tenham certeza do impacto que o blockchain terá em seus negócios, 60% dos CIOs da Pesquisa de Agenda de CIO do Gartner 2019 disseram que esperavam algum nível de adoção de tecnologias blockchain nos próximos três anos", disse David Furlonger, vice-presidente de pesquisa do Gartner, em comunicado. "No entanto, a infraestrutura digital existente das organizações e a falta de governança clara do blockchain estão limitando os CIOs a obterem valor total com a blockchain".

Como anda o interesse entre os CIOs?

A pesquisa anual do Gartner com CIOs foi realizada de abril a junho e contou com 3.102 participantes de 89 países e em diversos setores, incluindo manufatura, governo, serviços profissionais, bancos, energia/serviços públicos, educação, seguros, varejo, saúde, transporte, comunicações e mídia.

Para se ter uma base de comparação, no ano passado, uma pesquisa do mesmo Gartner com CIOs revelou, em média, que apenas 3,3% das empresas em todo o mundo haviam implementado o blockchain em um ambiente de produção.

Na última pesquisa do Gartner, os setores de serviços bancários e de investimento continuaram a observar altos níveis de interesse de inovadores que buscam melhorar operações e processos de décadas. Mas apenas 7,6% dos participantes da pesquisa sugeriram que o blockchain é uma tecnologia que muda o jogo. Dito isso, quase 18% dos CIOs dos serviços bancários e de investimento disseram que adotaram ou adotarão alguma forma de tecnologia blockchain nos próximos 12 meses, e quase outros 15% planejam fazê-lo dentro de dois anos.

As provas de conceito ou pilotos da Blockchain estão aparecendo em várias áreas-chave nos serviços bancários e de investimentos "focados principalmente em livros de registro autorizados", disse Furlonger. Isso se refere a redes blockchain controladas centralmente cujos participantes são previamente examinados antes de serem autorizados a participar.

"Também esperamos desenvolvimentos contínuos na criação e aceitação de tokens digitais", continuou Furlonger. "No entanto, um trabalho considerável precisa ser concluído em atividades não relacionadas à tecnologia, como padrões, estruturas regulatórias e estruturas organizacionais para que os recursos de blockchain atinjam o platô da produtividade - o ponto em que a adoção principal decola neste setor".

O ciclo do Hype do Blockchain

O Gartner mede o amadurecimento da nova tecnologia por meio do chamado "Ciclo do Hype", um ciclo de vida baseado em gráficos que segue cinco fases: do "despertar da tecnologia", quando histórias de prova de conceito e interesse da mídia emergem, até o "Platô da Produtividade", quando a adoção convencional ocorre - se a tecnologia for mais que um nicho.

Entre esses cinco Ciclos de Hype, está o "Pico das Expectativas Infladas", seguido do "Vale da Desilusão", quando o interesse diminui como pilotos e falha em fornecer e provedores de tecnologia, resolvem as torções e melhoram a tecnologia ou, finalmente, ficam aquém e morrem.

CIO2503

E-book por:

No varejo, o blockchain está sendo considerado para serviços de rastreamento, prevenção de falsificações, gerenciamento de inventário e auditoria - qualquer um dos quais poderia ser usado para melhorar a qualidade do produto ou a segurança alimentar. Por exemplo, o Walmart adotou o blockchain para rastrear produtos da fazenda à prateleira.

Embora as cadeias de suprimentos tenham valor, o impacto real do blockchain no varejo dependerá do suporte a novas ideias - como usá-la para transformar ou aumentar os programas de fidelidade, de acordo com o Gartner. Por exemplo, por meio de cartões de fidelidade, as empresas de varejo podem oferecer aos clientes moeda digital, como bitcoin, que pode ser trocado por várias outras moedas, bens ou serviços.

"Depois de combinada com a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial (AI), a blockchain tem o potencial de mudar para sempre os modelos de negócios de varejo, impactando os fluxos de dados e monetários e evitando a centralização do poder de mercado", disse o Gartner.

Como resultado, o Gartner acredita que o blockchain tem potencial para transformar modelos de negócios em todos os setores - mas as oportunidades exigem que as empresas adotem ecossistemas completos de blockchain. Sem tokenização e descentralização, a maioria dos setores não verá o valor real dos negócios.

A jornada para criar um consórcio blockchain de várias empresas é inerentemente estranha, disse o Garter.

"Fazer mudanças por atacado nas metodologias corporativas de décadas é difícil de ser alcançado em qualquer situação. No entanto, a natureza transformadora do blockchain funciona em vários níveis simultaneamente (processo, modelo operacional, estratégia de negócios e estrutura da indústria) e depende de ações coordenadas em várias empresas ", aconselha a consultoria.

 

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15