Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Banco digio investe em transformação digital com estrutura Nextios
Home > Tendências

Banco digio investe em transformação digital com estrutura Nextios

Plataforma digital de serviços financeiros deixa o ambiente on-premise e migra para a nuvem

Da Redação

17/09/2020 às 13h11

Foto: Adobe Stock

De olho na transformação digital e nas melhorias que a mesma pode trazer para a experiência do cliente, a plataforma digital de serviços financeiros digio decidiu deixar de utilizar seu ambiente on-premise para migrar para a nuvem. A iniciativa realizada em parceria com a Nextios, unidade de negócios da Locaweb, vai além de um processo de migração de
dados.

De acordo com Eduardo de Amorim, gerente de infraestrutura
do digio, um dos principais desafios da companhia era a agilidade nos processos. “Em um ambiente on-premise era preciso uma média de 30 dias para realizar qualquer tipo de alteração no portfólio - o que nos fez ir em busca de uma infraestrutura escalável e totalmente segura capaz de atender as normativas do mercado financeiro (BACEN/4.658), Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e os parâmetros de governança do Grupo Elopar do qual fazemos parte”.

Diante desse panorama, a solução encontrada em conjunto com a Nextios foi a nuvem da Amazon Web Services (AWS) que se encaixou na ideia de gerar um ambiente de conexão ponta a ponta entre estrutura, stacks e workloads de tecnologia com todas as áreas do negócio.

“Ao refletir sobre os reais desafios tecnológicos chegamos no consenso de utilizar a AWS devido a familiaridade da equipe interna de TI com o recurso, além da compatibilidade dele com o cumprimento de variáveis de segurança do setor financeiro”, afirma o executivo.

CIO2503

E-book por:

Ao longo do processo iniciado em janeiro do ano passado, a migração para a nuvem também contou com componentes como Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), Amazon Elastic Block Store (EBS) e ambientes multi-AZ com foco em armazenamento de dados.

“O caminho de jornada digital da marca baseou-se em desenvolver um ambiente com alta performance sem deixar a estabilidade de lado levando em consideração um mapeamento de regras e dependências do amadurecimento tecnológico do negócio. Afinal, ao pensar em cloud computing[GS1], é necessário ter em mente que não há apenas uma rota, sendo fundamental analisar a estrutura do cliente a fim de identificar os pontos fortes e os de atenção. E, de maneira personalizada, construir um planejamento de transformação digital que supra as necessidades daquele empreendimento”, explica Diego Santos, gerente de tecnologia e inovação da Nextios.

Investimentos em tecnologia, resultados no negócio

Para Amorim, o projeto que atualmente encontra-se em fase final de migrações já é considerado um sucesso. Ao todo, o volume de dados processados na janela de integração nas madrugadas reduziu em 26% - o que trouxe mais fluidez no modelo de trabalho ao aproximar a equipe
de TI e as linhas de negócio da empresa. Em relação ao Storage, houve uma grande melhoria na disponibilidade dos dados e consequentemente provocou uma diminuição do RPO de 24h para 30 minutos e RTO de 1 hora para 20 minutos. A transformação digital também refletiu na rapidez de teste (QA) e liberação para a produção (deploy) ao implantar equipes simultâneas que contribuem para a redução do tempo de entrega de produtos e serviços ao cliente.

“Além de desenvolver um projeto que suprisse as nossas necessidades a um investimento competitivo, as equipes da Nextios e da Amazon foram essenciais no momento de desmistificar as objeções sobre o cloud computing comuns a esse setor. O suporte nessa jornada de entendimento sobre a nuvem envolveu desde os mais altos níveis até os profissionais internos de TI e parceiros. Não temos nenhuma ressalva a fazer da parceria, inclusive valorizamos a atuação de consultoria alinhada a uma agilidade nas entregas”, pontua o gerente de infraestrutura do digio.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15