Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
90% das empresas planejam investir em inteligência artificial
Home > Tendências

90% das empresas planejam investir em inteligência artificial

Organizações buscam aumentar produtividade dos colaboradores, segundo pesquisa. Mas para 18%, objetivo é utilizar IA para substituir funcionários

Da Redação

19/11/2019 às 11h30

Foto: Shutterstock

A IFS anunciou os resultados de uma pesquisa global sobre a adoção de estratégias de inteligência artificial (IA) nas empresas. Para o levantamento, a companhia realizou entrevistas com 600 líderes de negócios de diversos setores. De acordo com o estudo, cerca de 90% dos entrevistados afirmaram haver planos para a adoção de IA em diversas áreas das suas organizações.

A automação industrial foi a solução de maior destaque, com 44,6% dos projetos. Em seguida, apareceram o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e a logística do estoque, ambos com 38,9%. Ao serem questionados sobre o uso da IA, 60,6% dos executivos declararam que a expectativa é melhorar a produtividade dos colaboradores. Já 47,9% disseram que pretendem utilizar a tecnologia para agregar valor a produtos e serviços. Para 18,1%, o objetivo é utilizar a IA para substituir os funcionários.

Apesar da maioria dos participantes entenderem que a IA poderá ajudar no aumento da produtividade, 29,3% acreditam que a adoção da tecnologia reduzirá o número de funcionários da organização. Para lidar com esse desafio, os líderes afirmaram que é necessário haver programas educacionais para capacitar os trabalhadores a utilizar a IA para melhorar o seu próprio desempenho.

Para 23,4%, a expectativa é de que o mercado crie novas posições para pessoas substituídas pela IA. “Os resultados do estudo e os cenários do mundo real percebidos por nossos clientes apontam para a conclusão de que é o momento certo para as empresas colherem benefícios de negócios e financeiros com a automação da tecnologia. Apaixonar-se pela IA é fácil, mas o sucesso requer ações disruptivas junto aos modelos de negócios existentes", declarou o VP de IA e RPA da IFS, Bob de Caux.

"As próprias tecnologias não são uma solução milagrosa, nem são uma solução universal para qualquer problema. No entanto, com o modelo de dados correto e casos de uso viáveis, a IA pode oferecer suporte à produtividade aprimorada e oferece benefícios significativos tanto para as operações quanto para os negócios em geral. A IA será usada pela grande maioria das organizações de alguma forma em um futuro próximo, extraindo valor real de processos inteligentes, por um longo prazo.”

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15