Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
7 cargas de trabalho que devem ser movidas para a nuvem agora
Home > Tendências

7 cargas de trabalho que devem ser movidas para a nuvem agora

Aumento no trabalho remoto colocou o foco em serviços em nuvem, mas mesmo em um mundo pós-Covid, a solução continuará indispensável

Da Redação

26/11/2020 às 16h09

Foto: Adobe Stock

Quando a Covid-19 avançou em todo o mundo, a adoção do trabalho remoto em massa demandou soluções em nuvem em larga escala para dar suporte às estratégias de continuidade dos negócios das empresas. Na verdade, a pandemia e seus impactos comerciais subsequentes continuam a mostrar os muitos benefícios dos serviços em nuvem, de acordo com a consultoria Gartner.

A adoção da nuvem continuará a acelerar à medida que as principais cargas de trabalho são necessárias para oferecer suporte a trabalhadores remotos, diz o Gartner. Em um mundo pós-pandêmico, a nuvem continuará essencial para dar suporte àquelas empresas que pretendem manter o trabalho remoto ou híbrido, ou ainda para que estejam preparadas para uma próxima interrupção imprevista.

“Até 2022, 75% das organizações que implementaram políticas de trabalho em casa para sua força de trabalho durante a Covid-19 manterão as opções de trabalho remoto para seus funcionários”, disse Ed Anderson, VP Analista.

De acordo com o Gartner, organizações de todos os tipos devem priorizar ambientes de nuvem pública para hospedar cargas de trabalho críticas, incluindo sete cargas de trabalho principais que devem ser movidas para a nuvem agora.

CIO2503

E-book por:

Mobilidade

Dispositivos móveis e aplicativos, incluindo acesso aos principais serviços e dados das organizações, são indispensáveis para o trabalho remoto. A variabilidade da demanda relacionada aos serviços móveis está bem alinhada com o modelo operacional de nuvem adaptável, o que torna a nuvem um back-end ideal para suportar soluções móveis.

“Selecione um parceiro de nuvem em hiperescala que ofereça recursos robustos de suporte a aplicativos móveis”, disse Anderson.

Explore todos os recursos da plataforma de hospedagem em nuvem, incluindo a incorporação de implementações de tecnologia nativa da nuvem e modelos operacionais.

Colaboração e gerenciamento de conteúdo

Microsoft Office 365, iWork e Google G Suite são apenas três exemplos de aplicativos empresariais que facilitam a colaboração. O sucesso desses aplicativos é uma prova de como a colaboração baseada em nuvem é adequada para entrega em nuvem devido à sua ampla aplicabilidade horizontal para a maioria das organizações. A colaboração baseada em nuvem também permite mais acesso remoto e atende aos requisitos de resiliência.

Em alguns casos, uma mudança completa do gerenciamento de conteúdo para a nuvem pode não ser viável devido a questões legais e de governança, mas essas ainda são as exceções e não a norma.

Videoconferência

Para funcionários remotos em todo o mundo, a videoconferência é uma das ferramentas mais importantes. Quando a Covid-19 atingiu seu pico no início da pandemia, a demanda por tecnologia de videoconferência dobrou e, em alguns mercados, triplicou. Os padrões de uso altamente variáveis e a imensa demanda por largura de banda de rede tornam os provedores de nuvem em hiperescala adequados para fornecer soluções de videoconferência de maneira confiável.

Desktops virtuais e gerenciamento de estação de trabalho remota

Uma solução de desktop virtual, ou virtualização de desktop, é uma ferramenta usada por administradores de TI para separar o sistema de desktop físico, incluindo laptops, do ambiente de desktop e dos aplicativos usados por indivíduos. Este é, de fato, um dos aspectos mais importantes para habilitar o trabalho remoto - os indivíduos podem acessar seus aplicativos e documentos e permanecer conectados de qualquer local.

Embora muitas vezes entregue como um serviço de data center, a virtualização de desktop baseada em nuvem se tornou popular e fornece um ponto de controle mais estável e escalável do que as soluções tradicionais baseadas em data center.

Aplicativos de expansão

Os aplicativos de expansão são aqueles que se beneficiam da adição de recursos de computação adicionais para atender aos aumentos na demanda. A demanda por aplicativos de expansão inspirou as organizações a migrar aplicativos de data center para plataformas de nuvem.

A mudança repentina nos modelos operacionais de TI acelerou ainda mais essa tendência. O sucesso dos ambientes de nuvem em hiperescala estabeleceu um caso de negócios confiável para plataformas de nuvem e tornou a nuvem o ambiente preferido para hospedar aplicativos com uso variável ou requisitos de expansão.

Recuperação de desastres

O Gartner prevê que 50% das organizações aumentarão seus orçamentos para soluções de recuperação de desastres baseadas em nuvem (DR) até 2023.

“O custo-benefício de usar um ambiente pay-per-use para suportar requisitos de failover inesperados que as soluções de recuperação de desastres baseadas em nuvem oferecem é procurado nos tempos atuais”, disse Anderson.

Muitas soluções e abordagens para oferecer suporte a serviços de DR baseados em nuvem criam não apenas demanda dos clientes, mas também muitas opções para os provedores. Agora é a hora de implantar essas soluções.

Soluções de continuidade de negócios

A continuidade dos negócios garante que os processos de negócios continuem funcionando antes, durante e depois de uma crise. Em 2020, apenas 12% dos entrevistados disseram que suas operações comerciais continuavam normalmente como resultado da Covid-19, de acordo com uma pesquisa recente do Gartner.

As redundâncias no ambiente operacional em nuvem significam que os ambientes em nuvem são inerentemente resilientes e oferecem garantias de disponibilidade maiores do que a maioria dos data centers privados pode suportar.

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15