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6 dicas para CIOs garantirem sucesso com sua gestão e liderança
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6 dicas para CIOs garantirem sucesso com sua gestão e liderança

Os gerentes de seu departamento estão atingindo todo o seu potencial? Veja como obter insights relevantes sobre seu desempenho

John Edwards, CIO (EUA)

04/08/2021 às 9h52

Foto: Shutterstock

O sucesso de um CIO (e as perspectivas de emprego de longo prazo) depende muito de quão bem os gerentes de departamentos individuais realizam seus trabalhos. Uma vez que o desempenho não pode ser medido com precisão por sentimentos viscerais ou garantias dos gerentes, é importante usar métricas e indicadores relacionados para quantificar a eficácia de curto e longo prazo dos líderes de departamento.

A sua equipe de gerenciamento está fazendo tudo o que pode para entregar os níveis de desempenho que você antecipou quando os nomeou? As seis ferramentas e abordagens a seguir o ajudarão a descobrir.

Tenha uma visão de 360 graus

Os gerentes de departamentos de supervisão desempenham várias funções, observa Tim Skelly, Gerente Sênior de Práticas de Consultoria de TI da consultoria EY. Entre outras tarefas, os chefes de departamento, observa ele, definem a direção do dia-a-dia de suas equipes, ajudam sua equipe a entender como suas atribuições estão ajudando a empresa a atingir seus objetivos de negócios e atuam como mentores. “Tendo em mente essas diferentes funções, os CIOs devem considerar vários fatores ao medir o sucesso ou o fracasso dos gerentes de departamento de TI”, aconselha Skelly.

Skelly observa que pode ser um desafio para um CIO encontrar uma métrica específica que revele o desempenho de um determinado gerente de TI. “Por exemplo, eles podem ser muito eficazes em entregar o trabalho dentro do prazo e do orçamento, mas o ânimo da equipe não está bom", explica ele.

Dado o desafio da tarefa, Skelly sugere que pesquisas que permitem algum nível de anonimato, combinadas com análises de 360 graus, podem servir como excelentes ferramentas para identificar áreas onde os gerentes são bem-sucedidos, onde podem precisar de melhorias e até mesmo onde a intervenção direta pode ser necessária. Enquanto muitas organizações exigem revisões anuais, Skelly acredita que avaliações mais frequentes são mais eficazes, de preferência trimestralmente.

Se uma avaliação revelar que um departamento está passando por um problema negativo, é importante enfrentar a situação de forma rápida e decisiva. Skelly sugere que o treinamento direcionado pode ser atribuído ao gerente com dificuldades para ajudá-lo a voltar aos trilhos. Como alternativa, o CIO pode discutir a situação com o gerente para abordar e, se necessário, ajustar as metas, fornecer orientação e colocar o departamento de volta no curso.

Acompanhe indicadores de cumprimento de metas

O cumprimento consistente da meta é o melhor indicador do sucesso de um gerente de TI, afirma Jon Check, Diretor Sênior de Soluções de Proteção Cibernética da Raytheon Intelligence and Space. “As metas vêm em muitas formas, incluindo centradas nas pessoas, financeiras e orientadas para a entrega”, observa ele.

O estabelecimento de metas é uma parte crítica da definição de como é o sucesso. “Os gerentes que estão cientes do tempo dos funcionários e promovem um forte equilíbrio entre vida pessoal e profissional normalmente encontram maneiras de ser eficientes em seu próprio trabalho, ao mesmo tempo que inspiram suas equipes a fazer o mesmo - ao mesmo tempo em que continuam a produzir resultados sólidos”, explica Check.

Verifique se a realização de pesquisas periódicas com funcionários que permitem feedback quantitativo e qualitativo é uma maneira inteligente de obter feedback e avaliar o sucesso e a eficácia de um gerente.

Avalie a satisfação da equipe

Uma equipe de TI de sucesso começa com funcionários qualificados e satisfeitos. Scott Howitt, CIO da McAfee, diz que examina rotineiramente as pontuações de satisfação dos funcionários de cada departamento para medir o nível de envolvimento da equipe. “Eu descobri ao longo dos anos que um alto índice de satisfação do funcionário geralmente está relacionado a um departamento de alto desempenho”, diz ele.

Dado o fato de que a tecnologia continua a evoluir rapidamente, os líderes de departamento devem ser avaliados com a maior frequência possível e receber feedback para garantir que estão apoiando os principais objetivos de negócios. O desempenho abaixo da média deve ser abordado imediatamente, diz Howitt. “Com muita frequência, vejo um [CIO] esperando para ter uma conversa difícil, o que não é justo com o líder ou o departamento que supervisiona”, observa ele. “Em muitos casos, o líder [do departamento] pode não estar ciente de que seu desempenho está abaixo da média, ou pode nunca ter recebido feedback construtivo”. Treinar um líder e acompanhar seu desempenho é fundamental, observa Howitt.

Rajesh Jethwa, CTO da empresa de engenharia de software de dados Digiterre, acredita que as métricas relacionadas à capacidade de um gerente de acelerar o avanço na carreira da equipe são particularmente importantes para rastrear. “Por exemplo, você pode medir o número de membros da equipe que um gerente posiciona ou apoia para promoção, ou as oportunidades de compartilhamento de conhecimento, coaching ou mentoria que eles criam”, explica ele.

Avalie a satisfação do cliente interno

Muitos gerentes, principalmente aqueles que lideram equipes de desenvolvimento, infraestrutura ou operações de aplicativos, são responsáveis pelo suporte interno ao cliente. Alan Zucker, Fundador e Diretor da empresa de consultoria e treinamento em gerenciamento de projetos Project Management Essentials, acredita que a melhor maneira de medir o sucesso de tais gerentes é conversar com seus clientes e avaliar sua satisfação com as interações de rotina.

Zucker lembra que há vários anos, enquanto chefiava uma organização de gerenciamento de projetos de TI, ele adquiriu o hábito de se reunir com seus gerentes de projeto regularmente. “Meus gerentes de projeto eram matrizes nas equipes de desenvolvimento”, observa ele. Porém, houve um problema. Embora os gerentes em geral estivessem satisfeitos, muitos clientes não estavam.

Trabalhando em colaboração com as equipes de desenvolvimento e seus clientes, foi criada uma pesquisa de desempenho 360º com 10 perguntas, resultando em uma pesquisa realizada a cada seis meses. “As equipes de projeto avaliaram o gerente de projeto; o gerente de projeto avaliou o desempenho das equipes, assim como seu gerente funcional”, diz Zucker. Os resultados foram compilados e compartilhados. Em um ano, Zucker observa que o desempenho da equipe melhorou e a lacuna de percepção entre gerentes de projeto e clientes diminuiu.

Zucker também aconselha os CIOs a estabelecer uma expectativa de que gerentes, líderes de equipe e outras partes relevantes se reúnam regularmente com seus respectivos clientes pelo menos quinzenal ou mensalmente. “Essas reuniões são essenciais para desenvolver relacionamentos de confiança e coletar feedback sobre o desempenho de suas equipes”, observa ele.

Ola Chowning, um parceiro da empresa de consultoria e pesquisa de tecnologia ISG, sugere ir além das pesquisas de satisfação do cliente relativamente genéricas para aproveitar as vantagens do Net Promoter Score (NPS) mais preciso, um índice que varia de -100 a +100, que mede a disposição dos clientes para recomendar um produto ou serviço a colegas.

Estabeleça rastreamento e benchmarking sistematizados

Amanda Alwy, Vice-Presidente de Tecnologia da Informação da América do Norte para a especialista em soluções de força de trabalho ManpowerGroup, acredita na obtenção de visões de cima para baixo e de baixo para cima das metas e objetivos atuais. Ela observa que adotar uma abordagem sistematizada para medir o sucesso de chefes de departamento individuais ajudará a garantir que os planos de desenvolvimento do projeto e as metas de entrega sejam claramente definidos, com benchmarks e checkpoints registrados em cronogramas trimestrais e semanais. “Isso permite um diálogo contínuo ao longo do ano”, diz Alwy.

Alwy enfatiza que é particularmente importante dar aos gerentes a oportunidade de obter clareza sobre tudo o que está sendo pedido deles. “É por isso que o feedback e o coaching de desenvolvimento devem acontecer o tempo todo”, diz ela. Alwy também recomenda a criação de uma linha do tempo que rastreie as mudanças comportamentais e o acerto com cada gerente com antecedência sobre o cumprimento de metas de melhoria específicas. Se um gerente parece estar ficando para trás em qualquer área específica, investigue rapidamente a possível causa, ela aconselha. “Talvez haja uma lacuna de habilidades que precisa ser resolvida”.

Talvez a consideração mais importante ao avaliar o desempenho de um gerente de departamento seja sua capacidade de priorizar e delegar. Alwy sugere o uso de um sistema integrado de informações de recursos humanos (HRIS) que pode vincular as metas de desempenho e desenvolvimento a um sistema de rastreamento.

Agende sessões regulares de feedback

Independentemente de seu desempenho ou carga de trabalho atual, os gerentes devem ter sessões de feedback com o CIO pelo menos uma vez por mês, aconselha Allison Straker, Analista da empresa de pesquisa e consultoria Info-Tech Research Group. “As sessões informais de feedback devem fornecer uma oportunidade para o gerente considerar novas maneiras de lidar com os problemas, bem como o acesso a ferramentas e recursos para melhor apoiar (…) o que vem em sua mesa”, diz ela.

A profundidade e regularidade gerais de uma sessão são muito mais importantes do que sua frequência, observa Jethwa. “Você pode ter uma série de check-ins e avaliações com um gerente ao longo de um período de tempo, mas a sequência rítmica ou o fluxo dessas [sessões] é crucial”, diz ele. Check-ins regulares mensais ou trimestrais ajudam a garantir a consistência, transparência e sustentabilidade da interação.

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