Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2020
Home > Tendências

5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2020

Com avanço das transformações digitais, expectativa é de que as empresas gerem valor para clientes e ofereçam benefícios para a sociedade, diz Equinix

Da Redação

09/12/2019 às 15h08

Foto: Shutterstock

A Equinix apresentou as cinco principais previsões de tendências tecnológicas para 2020. Pensando nas jornadas de transformação digital que as empresas estão passando, a companhia levou em consideração as soluções necessárias para liderar na era digital.

“Estamos em um ponto emocionante na história da interconexão, à medida que o ritmo da transformação digital continua a acelerar e à medida que a infraestrutura distribuída geograficamente nativa em cloud e as implementações híbridas de multicloud se tornam a arquitetura de preferência. A capacidade de gerenciar e processar dados com segurança na digital edge, tendo ao mesmo tempo conectividade direta, segura e de baixa latência para parceiros e ecossistemas de cloud, está introduzindo novas oportunidades para que as organizações gerem valor para usuários e clientes e beneficiem a sociedade de maneiras inovadoras”, explica Justin Dustzadeh, CTO da Equinix.

Leia mais na IT Trends

De acordo com a Equinix, o próximo ano será marcado por multicloud híbrida, inteligência artificial, segurança cibernética, regulamentação de dados e sustentabilidade, fatores que terão impacto na forma como as empresas passam pelo processo de digitalização.

Abaixo, confira as tendências em tecnologia para 2020, segundo a Equinix

1. "Infraestrutura distribuída geograficamente e edge computing acelerarão a adoção da multicloud híbrida"

As empresas estão migrando de data centers para uma infraestrutura distribuída. A adoção da edge computing e das arquiteturas de multicloud híbrida já são realidade em todo o mundo. Segundo a IDC, até 2023, mais de 50% das implantações de infraestrutura corporativa estarão na digital edge. Hoje, o número é de menos de 10%.

Pensando nesse crescimento, a Equinix afirma que a edge computing será responsável por acelerar a adoção de multicloud híbrida, permitindo menor latência, economia de largura de banda, flexibilidade e conformidade.

2. "IA e IoT impulsionarão novos requisitos de interconexão e processamento de dados na digital edge"

A expectativa é de que as aplicações da IA e machine learning sejam estendidas. Conforme apontado pelo relatório, aproximadamente 75% da IA e análises de aplicativos usarão 10 fontes de dados externas, em média.

Para dar conta da nova demanda, a Equinix prevê que as empresas alavancarão provedores de serviços de nuvem pública e implementarão uma arquitetura híbrida para o processamento de dados. Além disso, a companhia acredita que esse cenário impulsionará novas arquiteturas e o aumento da adoção de data centers localizados na digital edge, não vinculados a fornecedores. Ainda sobre o assunto, a projeção é de que surjam novos marketplaces de dados digitais, para que compradores e provedores realizem transações em grande escala nos data centers localizados na borda.

3. "O aumento das ameaças à segurança cibernética exigirá novos recursos de gerenciamento de dados"

Entre as maiores ameaças enfrentadas pela comunidade global estão as violações da segurança cibernética. De acordo com a Cybersecurity Ventures, as perdas estimadas são de US$ 6 trilhões por ano até 2021. Com o aperfeiçoamento dos ataques cibernéticos, a Equinix prevê a adoção de novos recursos de processamento de dados, incluindo computação segura multipartidária, criptografia homomórfica e enclaves seguros.

4. "A regulamentação de dados influenciará as estratégias corporativas de TI"

Com a criação de regulamentações sobre os dados, a Equinix prevê que a proteção se tornará mais complexa. Segundo a companhia, as estratégias de TI serão cada vez mais focadas na privacidade dos dados. Nesse sentido, os HSMs deverão ser parte importante da estratégia de segurança das empresas.

Durante uma pesquisa com quase 2,5 mil tomadores de decisão de TI, a Equinix descobriu que 69% consideram a conformidade com os regulamentos de proteção de dados uma das prioridades dos seus negócios. Já 43% acreditam que as alterações dos requisitos regulatórios relacionados à privacidade de dados são uma ameaça para as suas organizações.

5. "A transformação digital proporcionará um alicerce para um mundo mais sustentável"

Conforme apontado pela Equinix, em 2020, a sustentabilidade será uma iniciativa das empresas de excelência. A companhia acredita que a transformação digital começará a movimentar a economia mundial em direção de uma base progressivamente sustentável. Com a maior conscientização e engajamento com as questões que afetam o planeta, a projeção é de que as inovações ofereçam às empresas a oportunidade de escolher provedores de data centers que defendam o avanço da sustentabilidade ambiental.

Snippets HTML5 default Intervenções CW
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15