Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
5 novos empregos interessantes de TI – e por que eles podem pegar
Home > Tendências

5 novos empregos interessantes de TI – e por que eles podem pegar

Tecnologias emergentes – e os desafios emergentes – estão introduzindo novas funções de TI à mistura

Paul Heltzel, CIO

19/10/2021 às 11h30

Foto:

As funções que envolvem tecnologias emergentes são responsáveis por uma porcentagem cada vez maior de todas as novas contratações em TI nos últimos anos. Com isso, veio uma série de novos títulos que visam cimentar o interesse das organizações em explorar o valor que essas novas tecnologias podem trazer para seus negócios. A pandemia acrescentou seu próprio toque. Para cada novo título de tecnologia, há um que é mais um ajuste para responder a tempos desafiadores.

A tendência predominante é expandir ou tornar os títulos existentes mais específicos para atender a novas necessidades, geralmente sem aumentar o número de funcionários. Os engenheiros de computação quântica estão abordando novas oportunidades ao mesmo tempo em que os analistas de negócios estão evoluindo suas funções para aumentar os resultados financeiros em um cenário de negócios em rápida transformação.

Aqui estão algumas funções que os líderes de tecnologia veem surgindo recentemente e que eles acreditam que terão poder de permanência nos próximos anos.

Engenheiro de computação quântica

Máire P. Walsh, Diretora Comercial da Altada Technology Solutions, diz que está vendo engenheiros de computação quântica contratados para resolver problemas difíceis em um ritmo acelerado, parte de um esforço maior para aplicar inteligência artificial em ambientes de negócios.

“A chave para tornar a IA possível e entregar resultados para promover a transformação e a lucratividade dos clientes é uma equipe de profundos especialistas em tecnologia”, diz Walsh. “A computação quântica terá um papel crítico em dar grandes saltos à frente”.

Walsh diz que aplicar os princípios da computação quântica aos problemas que seus clientes de serviços financeiros estão enfrentando pode ajudar a resolver questões intratáveis.

“Os modelos de IA personalizados e treinados usam milhões de pontos de dados e análise de sentimento em tempo real, o que nos permite obter percepções significativas de mercado que oferecem aos clientes uma vantagem competitiva. A modelagem humana no circuito garante a melhoria contínua de nossos modelos ao longo do tempo. Operamos em um mundo de negócios onde a eficiência da due diligence é melhorada em 30 vezes, garantindo que negócios complexos sejam feitos em questão de dias, não meses”, diz ela.

Relacionado, Walsh vê o papel do chefe de tecnologia emergente como aquele que incorporará computação quântica, DevOps e engenharia de blockchain, bem como ciência de dados.

“A transformação digital é fundamental e,mais importante, investir continuamente na próxima onda de tecnologia que conduzirá essa transformação ainda mais em todos os setores”, diz Walsh.

Gerente de segurança e conformidade

A necessidade de tornar o trabalho remoto seguro aumentou drasticamente devido à pandemia, enquanto novos riscos continuam a surgir, como ataques a infraestruturas críticas.

“A demanda por funcionários de segurança cibernética continua a crescer”, relata o grupo CompTIA do setor de tecnologia. “[Nossa] análise dos dados de anúncios de empregos do empregador para ocupações de TI mostra que até agora, neste ano, os cargos de segurança cibernética representam 20% dos anúncios, em comparação com 18% em 2020 e 17% em 2019”.

Os riscos de segurança, juntamente com as novas leis de privacidade de dados, estão forjando funções que existem na interseção da política governamental e da tecnologia, diz Tracy Huitika, CIO da Beanworks.

“A necessidade de um gerente de segurança e conformidade tornou-se uma função crítica na área de TI”, diz Huitika. “A conformidade com o GDPR é essencial para operar na Europa, mas existem novas leis de dados e privacidade na América do Norte que as empresas precisam estar cientes, incluindo a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia”.

As empresas que precisam cumprir novas leis como essas exigem alguém que possa entender documentos legais e software - bem como a capacidade de proteger os dados dos usuários em ambientes cada vez mais distribuídos, diz ela.

“É difícil encontrar essa combinação de habilidades nas equipes de TI existentes”, diz Huitika. “E o esforço necessário para obter e manter vários níveis diferentes de conformidade é um trabalho de tempo integral. Estamos lançando versões localizadas de nosso software para os mercados francês, britânico e alemão em 2022. É fundamental para nós garantir que estamos em conformidade com os requisitos de segurança e privacidade descritos no GDPR para operar na Europa”.

Engenheiro de big data

Há uma necessidade crítica de engenheiros de big data no desenvolvimento de nuvem, diz Alon Kleinman, Vice-Presidente de Engenharia da Earnix.

“As complexidades variam dependendo do tamanho da empresa e do número de clientes, mas mesmo as empresas menores têm um grande apetite para usar grandes quantidades de dados”, diz Kleinman. “As empresas de serviços financeiros e seguros, em particular, precisam melhorar constantemente seus sistemas e aprimorar os recursos de automação, que é um pré-requisito para extrair significado de big data e, em seguida, usar esses insights para tomar decisões informadas em tempo real”.

Os desenvolvedores de big data têm alta demanda e estão entre os empregos mais bem pagos do setor de tecnologia. A Robert Half, empresa de recrutamento de TI, considera a engenharia de big data como seu trabalho remunerado número 1. “As empresas precisam de pessoas que possam transformar grandes quantidades de dados brutos em informações acionáveis para definição de estratégias, tomada de decisões e inovação”, relata a empresa.

Chefe de inovação analítica

Kleinman diz que o chefe de inovação analítica precisa ser capaz de desenvolver novas ideias e soluções para o back-end, bem como novos trabalhos que combinem machine learning e modelagem estatística para produzir modelos que possam abordar o planejamento de cenários hipotéticos.

“Essas posições são um pré-requisito para impulsionar a inovação e se manter competitivo no mercado, independente do setor”, afirma. “O principal objetivo dessas funções importantes é melhorar a infraestrutura para atender de forma proativa às necessidades de negócios de entrada e gerenciar algoritmos complicados que podem ter um impacto em suas operações diárias e, a longo prazo, em seu posicionamento competitivo no mercado”.

Kleinman diz que as equipes de pesquisa e desenvolvimento e as equipes de analytics precisam trabalhar juntas para identificar os recursos existentes e, ao mesmo tempo, criar novos que ofereçam resultados para os negócios.

“Construir modelos que atendam a certas restrições requer profunda experiência de cientistas de dados e da equipe de analytics”, diz ele.

Engenheiro de DataOps

Chris Bergh, CEO da DataKitchen, diz que uma mudança nos cargos ocorreu em torno dos profissionais de big data que são difíceis de contratar - e difíceis de reter - enquanto as organizações buscam aumentar o valor que obtêm de sua equipe atual.

“As organizações de dados estão buscando a automação de ferramentas para aumentar a produtividade do analista de dados, cientista e engenheiro, eliminar o desperdício e orquestrar a criação do ambiente de desenvolvimento e integração analítica, entrega, implantação, teste e monitoramento. DataOps significa aplicar técnicas de automação para data analytics, e a pessoa que puxa as alavancas por trás das cortinas é um engenheiro de DataOps”, diz ele, acrescentando que o destaque do Gartner para DataOps em sua curva de ciclo de hype ajudou a consolidar o engenheiro de DataOps como “o trabalho mais quente da indústria de dados”.

Bergh compara o título de DataOps ao dos engenheiros de DevOps, às vezes, anteriormente, chamados de engenheiros de lançamento de software, que eram mal remunerados em comparação com seus colegas engenheiros de software - isto é, até que a confusão de lançamento de software fez com que as organizações percebessem que os engenheiros de lançamento eram os principais para garantir que os lançamentos de produtos fossem bem-sucedidos.

“O pensamento era mais ou menos assim: os desenvolvedores podiam fazer ou quebrar cronogramas e isso contribuía diretamente para os resultados financeiros”, diz ele. “Os engenheiros de liberação, por outro lado, nunca eram notados, a menos que algo desse errado. Como você pode imaginar, o trabalho de engenheiro de lançamento era menos generoso naquela época do que o de engenheiro de desenvolvimento. Frequentemente, as melhores pessoas disputavam cargos em desenvolvimento onde a remuneração era melhor”.

Agora, diz Bergh, os engenheiros de liberação são alguns dos engenheiros mais bem remunerados do setor.

“Essa mesma dinâmica agora está começando a acontecer dentro de organizações de dados de grandes empresas e está impulsionando a demanda por engenheiros de DataOps”, diz Bergh. “Um engenheiro de DataOps que entende como automatizar e otimizar fluxos de trabalho de dados pode aumentar a produtividade de uma equipe de dados em ordens de magnitude. Uma pessoa assim vale seu peso de ouro”.

Embora a função possa ter vários nomes diferentes, os conjuntos de habilidades do engenheiro DataOps incluem plataformas híbridas e em nuvem, arquitetura de dados, orquestração e integração de dados, transformação de dados, CI/CD, mensagens em tempo real e contêineres, diz ele.

Títulos de TI da nova era para refletir o valor de TI da nova era

Justin Donato, Vice-Presidente de TI da Nintex, diz que à medida que a TI evolui de suporte de negócios para parceiro de negócios, as funções de tecnologia estão começando a obter títulos que refletem com mais precisão o valor que agregam a uma organização.

“Como liderança de TI, esperamos que essas funções abranjam os objetivos corporativos, façam parceria com diversas unidades de negócios e trabalhem em projetos que afetam todas as áreas do negócio. Como resultado, títulos como gerente de programa estão se tornando mais aceitáveis e um reflexo melhor do que está sendo entregue”, diz ele, acrescentando que em muitos casos essas mudanças de título refletem uma maior especialização e especificidade.

“O título padrão de engenheiro de sistemas ou rede está atrasado em relação à expectativa de como as pessoas percebem o valor que agregam a uma organização”, diz Donato. “CloudOps, SecOps, engenheiro de DevOps têm uma declaração muito mais forte sobre essa proposta de valor, ao mesmo tempo que adiciona profundidade ao plano de carreira subjacente”.

E esse elemento fundamental da carreira é a chave. Novos títulos “ajudam a liderança de TI a ter uma conversa mais relevante sobre o desenvolvimento de carreira”, diz ele. “Isso tem um impacto na estrutura organizacional, na potencial hierarquização de funções e no sucesso do indivíduo”.

Donato acredita que essas funções ganharão força à medida que os líderes de TI trabalharem para reter os melhores talentos, e que o talento quer uma direção clara, junto com um título que mostre o valor que eles agregam aos negócios, abrindo caminho para o sucesso e a realização de uma carreira futura.

“Um título preciso pode ter sido um fator de higiene para motivar os membros da equipe”, diz ele. “Ele agora tem o potencial de se transformar em uma declaração de valor e de característica definidora que ajuda a reter e atrair as pessoas de que você precisa em seu negócio. Pessoas de alto desempenho procuram mais do que apenas um salário. Entender como seus candidatos percebem o valor comercial de sua vaga aberta é uma ótima maneira de iniciar uma conversa significativa sobre resultados e motivadores de negócios”.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15