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4 dicas para lançar uma estratégia de dados de sucesso
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4 dicas para lançar uma estratégia de dados de sucesso

Tornar-se uma empresa orientada por dados não é tão simples quanto acumular muitos dados. Se fosse, mais empresas já estariam colhendo os frutos

Martha Heller, CIO (EUA)

30/04/2021 às 9h54

Foto: Adobe Stock

Dados. Acho um tanto espantoso que cinco pequenas letras tenham um impacto tão profundo em nosso mundo social, político e corporativo. Os dados estão se tornando rapidamente a moeda mundial, o que coloca uma pressão real sobre os CIOs para desenvolver uma estratégia de alto valor para seus negócios.

A maioria das empresas está repleta de dados, mas, por vários motivos, não foi possível colocá-los em bom uso. Quais dados devemos coletar? Qual departamento “possui” os dados? Como projetamos a arquitetura certa para proteger os dados e torná-los prontamente disponíveis? Como mudamos nossa cultura para que nossos líderes de negócios comecem a tomar decisões com base nos dados?

Eu gostaria de ter a resposta para essas perguntas, mas não tenho. O que eu tenho, graças às minhas redes de CIO perspicazes e generosas, são algumas ideias inteligentes sobre como fazer uma estratégia de dados decolar. A seguir estão algumas ideias valiosas, retiradas de conversas recentes, que espero que sejam valiosas para sua própria estratégia de dados.

Comece com um problema de negócios

A estratégia de Sherry Aaholm ao criar um negócio baseado em dados era começar limpando apenas os dados que resolveriam um problema de negócios claro e preciso. “Se eu passasse por esta empresa e dissesse: 'Preciso que todos os dados de fabricação estejam limpos e em um só lugar'. As pessoas diriam: 'Isso parece muito caro e levaria 100 anos'”, diz Aaholm, que acabou de ser promovido de CIO a Chief Digital Officer da Cummins, fabricante de motores.

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Em vez disso, Aaholm aproveitou uma grande oportunidade, usando analytics para reduzir os custos de garantia e limpou apenas esses dados. “Identificamos 50 fontes principais de dados relevantes e reduzimos para 20, limpamos, colocamos em um data lake e os disponibilizamos, mas apenas para resolver problemas de garantia do cliente”, diz ela. “Quando demonstramos que podíamos resolver aquele grande problema, as pessoas começaram a acreditar nos dados e a pedir mais”.

Comece com um espantalho

Seus parceiros de negócios sabem que os dados podem ser poderosos e sabem que os desejam, mas nem sempre sabem, especificamente, de quais dados precisam e como usá-los. A organização de TI sabe como coletar, estruturar, proteger e fornecer os dados, mas normalmente não é responsável por definir a melhor forma de aproveitar os dados. Essa lacuna entre fornecer os dados e usá-los pode ser tão grande quanto o oceano, sobre o qual o CIO precisa construir uma ponte.

Para a LabCorp, que realiza testes de Covid em grande escala, os dados são a força vital da empresa. Lance Berberian, Diretor de Informação e Tecnologia, inicia a conversa de dados apresentando um protótipo. “Quando estávamos construindo a primeira versão de nosso painel Covid, eu disse à nossa equipe de informática que os cientistas vão querer ver o período de teste modelado de uma determinada maneira; eles vão querer comparar as taxas de infecção entre homens e mulheres e ver os dados por categorias de idade”, diz ele. “Fornecemos aos cientistas dados suficientes na versão piloto para que eles dissessem: ‘Isso é incrível. Na próxima versão, gostaria de ver X, Y e Z’”.

"Se tivéssemos começado com uma página em branco, não teríamos sido capazes de entregar o painel tão rapidamente como fizemos. Os CIOs precisam de pessoas em suas equipes que tenham suas próprias ideias sobre o valor dos dados e possam mostrar mais aos seus parceiros de negócios do que uma folha de papel em branco”.

Crie uma cultura para atrair cientistas de dados

Mas como atraímos aqueles cientistas de dados brilhantes que podem construir o espantalho do painel de dados? Para enfrentar o desafio de um mercado realmente apertado para essas aves raras, Nick Daffan, CIO da Verisk Analytics, sugere dar aos cientistas de dados o que todos nós queremos: um trabalho interessante que crie um impacto. “Os cientistas de dados querem colocar as mãos em dados que tenham profundidade e amplitude e querem trabalhar com as ferramentas e métodos mais avançados", diz Daffan. "Eles também querem ver seus modelos implementados, o que significa ser capaz de ajudar seus parceiros de negócios e clientes a usar os dados de maneira produtiva”.

O que constitui dados interessantes? “O desafio de integrar dados não estruturados com dados estruturados gera muito interesse na comunidade de ciência de dados”, diz Daffan. Por exemplo, cientistas de dados em uma seguradora de vida têm acesso a um grande volume de dados estruturados, incluindo informações de apólices e sinistros. Em seguida, eles podem criar camadas de dados não estruturados, como bibliotecas de imagens ou formulários de seguro ou até mesmo dados de uma ferramenta de reconhecimento de voz. “É aí que se torna interessante”, diz Daffan.

Saia da entrega de dados

Com seu programa de dados agora decolado e seus cientistas de dados travados e carregados, você está pronto para o nirvana de analytics: um modelo operacional que permite que seus parceiros de negócios ajudem a si mesmos. Satya Jayadev, CIO da empresa de semicondutores analógicos Skyworks Solutions, tirou a TI da função de entrega de dados e a democratizou.

“Criamos uma nova equipe de dados, dentro da organização de TI, que é liderada por alguém cuja função é entender todos os dados que entram na organização”, diz ele. “Penso no líder de dados como o açougueiro - ele fatia e corta a carne em cubos para nossos usuários comerciais, mas eles levam a carne para casa para criar suas próprias refeições”, diz Jayadev.

“Em vez de dar aos usuários acesso irrestrito a dados não estruturados, como PDFs, planilhas e relatórios de vendas, nosso grupo de dados cria conjuntos de dados que são estruturados e aplicáveis aos nossos usuários”.

A última palavra

Se ainda não for, sua empresa será um negócio orientado a dados nos próximos anos, ou deixará de prosperar em nossa nova economia digital. Extrair todos os tipos de dados de todos os sistemas diferentes, protegê-los e disponibilizá-los pode ser uma tarefa difícil, principalmente em uma cultura cujos líderes ainda não adotaram a quantidade de dados que está mudando seus negócios.

Mas, mais uma vez, CIO destemido, o desafio de começar recai diretamente sobre seus ombros. Espero que este conselho de colega o ajude a dar alguns passos à frente.

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