Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
3 considerações para reduzir a pegada de carbono com a migração para a nuvem
Home > Tendências

3 considerações para reduzir a pegada de carbono com a migração para a nuvem

Tecnologia é cada vez mais crítica à medida que as empresas mudam para práticas mais responsáveis e sustentáveis

Diana Bersohn

25/11/2020 às 9h24

Foto: Adobe Stock

Em meio à pandemia de Covid-19, mais empresas estão acelerando as transformações digitais, incluindo o rastreamento rápido de sua mudança para a nuvem. Os líderes da empresa estão reconhecendo que a nuvem se tornou rapidamente a base necessária para permitir escalabilidade e confiabilidade rápidas e para alimentar novas fontes de inovação e crescimento. Com o acesso à nuvem, vem agilidade e flexibilidade, ambas essenciais para atender às demandas do consumidor e do mercado em constante mudança.

Ao mesmo tempo, as empresas estão enfrentando uma pressão crescente para resolver grandes desafios socioeconômicos e operar como negócios responsáveis. Os CIOs estão posicionados de maneira única para orientar suas empresas a tomar as decisões tecnológicas certas que irão acelerar o progresso nesta mudança para práticas mais responsáveis e sustentáveis.

Recentemente, explorei como os CIOs podem assumir um papel de liderança na criação de novo valor de negócios na economia circular. Agora estamos descobrindo que a migração sustentável para a nuvem é outra maneira que as empresas podem reduzir significativamente as emissões globais de carbono (CO2) e cumprir os compromissos com as mudanças climáticas. Uma nova análise da Accenture mostra que, com a abordagem de sustentabilidade apropriada, as migrações de nuvem pública podem reduzir as emissões globais de CO2 em 59 milhões de toneladas por ano, o que representa uma redução de 5,9% nas emissões totais de TI. Essa magnitude de redução é equivalente a retirar 22 milhões de carros das estradas - você pode imaginar que ainda há um longo caminho para cumprir os compromissos de mudança climática, especialmente para empresas com uso intensivo de dados.

Com exemplos como transições de energia limpa habilitadas por análises geográficas baseadas em nuvem e reduções de desperdício de material de melhores percepções de dados, as migrações de nuvem continuarão a desbloquear novas oportunidades para as empresas alcançarem benefícios de sustentabilidade. Além disso, além do impacto ambiental significativo, os benefícios de maior flexibilidade de carga de trabalho, melhores taxas de utilização de servidor e infraestrutura mais eficiente em termos de energia tornam a mudança para a nuvem mais econômica do que manter data centers de propriedade da empresa. Nossa análise mostra que as empresas estão percebendo uma economia de custo total de propriedade de até 30-40% com a nuvem pública, olhando holisticamente para computação de servidor, rede e custos de mão de obra de TI.

CIO2503

E-book por:

3 fatores a serem considerados

Mudar para a nuvem pode ser uma mudança transformadora, então os CIOs precisam começar analisando de ponta a ponta a jornada individual de sua empresa na nuvem. Requer análise, planejamento e execução cuidadosos para garantir que a estratégia de nuvem seja projetada para refletir os requisitos de negócios de uma empresa e ajudar a habilitar a estratégia de negócios. Ao considerar os três fatores principais a seguir, os CIOs podem ajudar a determinar diretamente a sustentabilidade e os benefícios financeiros que suas empresas obtêm com a migração para a nuvem:

O provedor de nuvem selecionado

A primeira etapa começa com a seleção de um fornecedor que considera o carbono. Os operadores de nuvem definem diferentes compromissos de sustentabilidade que determinam como planejam, constroem, alimentam e desativam seus data centers. As diferenças surgem de vários intervalos de investimentos corporativos em geração de energia renovável, a reutilização e reciclabilidade do hardware do data center e analytics avançadas para melhor gerenciamento das operações de ativos. E os serviços de nuvem voltados para o cliente, como relatórios transparentes em tempo real das emissões de carbono associadas, podem ajudar a rastrear os valores reais em relação às metas de sustentabilidade.

O nível de ambição para a otimização da nuvem

Existem três níveis de ambição na jornada em direção a uma nuvem sustentável - migrações estratégicas sem grandes redesenhos, aplicação de práticas de engenharia de software sustentáveis e otimização de aplicativos para a "estrutura da nuvem". Nossa análise mostra que as migrações iniciais de nuvem sozinhas podem reduzir as emissões de carbono em mais de 84% em comparação com a infraestrutura convencional. As reduções podem ser aumentadas ainda mais - até 98% - projetando aplicativos especificamente para a nuvem.

O nível de inovações de sustentabilidade habilitadas para nuvem

As empresas líderes estão avançando mais quando se trata de inovação; indo além das melhorias de carbono do data center. Os provedores de nuvem têm escala e incentivos financeiros exclusivos e podem trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas na adoção da economia circular quando se trata de hardware. Nossas estimativas mostram que os fabricantes de tecnologia empresarial podem obter um adicional de 16% do lucro operacional ao projetar produtos para longevidade, modularidade e circularidade.

Nesta era de foco crescente na sustentabilidade, é imperativo que os líderes de TI ajam de forma rápida e proposital para implementar soluções como a nuvem sustentável que não apenas aliviará as pressões para atender às expectativas crescentes de práticas de negócios responsáveis, mas também permitirá novas fontes de inovação e crescimento. Os CIOs precisam agir agora para ajudar suas empresas a se transformarem com uma nuvem sustentável de maneira rápida e cuidadosa.

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15