Home > Carreira

Tecnologia está presente em todos os processos, diz CIO da ESPM

“Você sempre tem que fazer a TI de forma alinhada ao seu negócio, não apenas a TI pela TI", destaca o CIO da ESPM, Paulo Marsula

Luiz Mazetto

07/06/2019 às 17h24

Foto: Divulgação

Ao longo dos seus quase 30 anos de carreira na área de tecnologia, o CIO da ESPM, Paulo Marsula, traz como maior aprendizado a importância de sempre olhar para o cliente final. “Você sempre tem que fazer a TI de forma que esteja alinhada ao seu negócio, não apenas a TI pela TI, por uma tecnologia nova”, afirma.

Com ampla experiência na área de indústria, onde atuou por cerca de 20 anos, Marsula aponta que a ida para a universidade, em 2011, foi impulsionada pela oportunidade de mudar de área e poder atuar em educação pela primeira vez. “Quando você fala de serviços, você está mais próximo do cliente final, diferente de uma indústria ou de um negócio de transformação, por exemplo, em que o cliente recebe o produto no fim da cadeia”, explica.

Para o Diretor de TI, a tecnologia hoje está presente em todos os processos da instituição, englobando desde o sistema de controle para entrada de pessoas até serviços de cobrança e ferramentas de ensino, tanto no mundo on-line, incluindo plataformas de EAD (Ensino a Distância) com aulas por vídeo em tempo real, quanto na sala de aula, com o uso de impressoras 3D e de soluções para facilitar o compartilhamento de conteúdo.

“Hoje a gente também está muito mais próximo da parte pedagógica. Você tem uma área que desenvolve o processo pedagógico, metodologias, ferramentas, e mais uma vez, quando você pensa em tecnologia, qualquer ferramenta que você tem hoje disponível passa por tecnologia”, afirma o executivo, que comanda uma equipe de cerca de 80 pessoas, que trabalham nos campi da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Entre os principais desafios nesta jornada de quase 8 anos do executivo na instituição está a estruturação da equipe de TI. “A gente não tinha uma estrutura formal, baseada em metodologia de TI. Também foi feita a reformulação de toda a rede da escola, entre 2011 e 2012, quando conseguimos fazer a troca de todas as redes”, diz o Diretor, destacando a maior agilidade obtida.

Divisão que mais cresce atualmente na ESPM, aponta o CIO, o EAD (lato sensu) ganhará um reforço significativo em breve, já que a faculdade planeja implementar um novo sistema de ensino on-line (LMS) e um novo portal no segundo semestre. "O nosso EAD é focado em oferecer um produto de qualidade, com o mesmo padrão e a mesma excelência do restante dos cursos."

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail