Home > Gestão

Tecnologia de gôndola

A consolidação do varejo no Brasil, a inclusão de consumidores e o aumento da concorrência criam desafios para o setor que podem ser superados com apoio da TI

CIO

15/04/2008 às 17h53

carrinho_int.JPG
Foto:

Comercializar milhares de itens diferentes diariamente de forma lucrativa é um grande desafio. Fazer isso em um País de proporções continentais é ainda mais difícil. Como se não bastasse, para aumentar a complexidade dos processos, ocorre hoje o aumento do comércio mundial e a entrada de enorme quantidade de consumidores das classes C e D e de regiões pouco exploradas nos planos das grandes redes varejistas. Ao mesmo tempo, os consumidores tornam-se mais exigentes e buscam serviços e produtos cada vez mais personalizados.

Em um cenário como este, não é difícil imaginar a criticidade do papel da tecnologia da informação para garantir a competitividade e os resultados das companhias do setor. Isso significa aceleração dos projetos de TI no varejo brasileiro – com aumento dos orçamentos, chegando a até 30% em alguns casos – e o aumento do espaço e importância da dentro das grandes empresas.

Toda a movimentação do segmento varejista parece ter acordado a indústria. De acordo com os líderes de TI das principais empresas do varejo brasileiro, o setor havia sido esquecido - ou preterido – pelos fornecedores de software, agora volta à mira. Não é possível identificar quem fez o movimento primeiro, a indústria ou o varejo. O fato é que, segundo os próprios CIOs, a indústria está mais atenta a suas necessidades. Boa notícia para todos.

Os principais focos de investimento dos CIOs de empresas varejistas e as respostas da indústria às necessidades desses profissionais podem ser conhecidos no primeiro relatório setorial desenvolvido pela equipe de CIO. Para acessá-lo, clique aqui.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail