Home > Tendências

TecBan utiliza solução de blockchain para transações bancárias

A partir de sistemas da IBM, a solução permite redução de até 15% na logística financeira

Da Redação

26/11/2019 às 11h46

Foto: Shutterstock

A TecBan anunciou o lançamento na última segunda-feira (25) de uma solução que utiliza blockchain para transações interbancárias. De acordo com a companhia, a novidade permite que as instituições financeiras desfrutem de serviços hospedados em uma rede compartilhada digital.

O objetivo da tecnologia é otimizar a disponibilidade de dinheiro nas agências, melhorando o acesso da população à moeda. Nos últimos cinco anos, a TecBan direcionou US$ 2,2 bilhões para novas soluções, e o uso de blockchain deve impulsionar a inovação.

Leia mais na IT Trends

Com a tecnologia, o setor bancário brasileiro poderá registrar transações e garantir a segurança no compartilhamento de informações. “Se antes cada banco tinha a necessidade de ter seu numerário em cada local, agora a rede blockchain permite uma necessidade única de dinheiro em espécie por localização, independentemente de qual seja o banco, processando cada transação na rede blockchain e hospedando essas transações em uma única rede empresarial. Com menos numerário distribuído, há menos risco e mais eficiência para o sistema bancário”, explica Robert Baumgartner, Diretor de TI da TecBan.

CIO2503

E-book por:

Com o avanço tecnológico e a crescente adoção de novas soluções pelo setor bancário, as instituições têm enfrentado problemas com diversos sistemas executando as mesmas operações, bem como com dados em silos, o que exige a integração das plataformas. Com o sistema de blockchain da TecBan, os colaboradores que realizam as tarefas manualmente poderão aproveitar da aplicação para a execução de suas atividades.

Com base na IBM Blockchain Platform e na IBM Cloud, a rede da TecBan dispensa, muitas vezes, o transporte do numerário. Dessa forma, apenas com uma transferência de custódia os funcionários têm suas demandas atendidas.

"Tecnologias disruptivas como blockchain e cloud têm o potencial de transformar os processos de negócio em qualquer indústria, especialmente quando temos ambientes de múltiplas partes interessadas e que a confiança nas atividades deve ser extremamente alta, tais como as dos serviços financeiros", conclui Fabio Marras, CTO da IBM Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail