Home > Carreira

Cinco dicas para atrair talentos

Longe das atrações das grandes cidades? Sem um belo salário para oferecer? Ainda há caminhos para ter talentos em seu time

30/05/2007 às 15h59

talento_int.jpg
Foto:

Então, você não consegue atrair profissionais talentosos graças ao lindo prédio corporativo e muito menos por um salário alto? Outros CIOs de empresas de médio porte também não conseguem – mas é preciso alcançar o melhor possível. Já que você não pode contar com talentos locais exclusivamente, prepare-se para atrair colegas do outro lado do país. Abaixo, cinco dicas coletadas pela revista CIO americana com executivos de empresas de médio porte que foram bem-sucedidos nesta missão.

1. Trabalhe ao telefone. Faça pelo menos uma, quem sabe duas, entrevistas por telefone antes de trazer o candidato para uma entrevista pessoalmente. Assim, ninguém perde tempo.

2. Receba muito bem. Não é preciso mandar uma limosine buscar o candidate no aeroporto, mas tenha certeza de que há transporte até a companhia e local para armazenar a bagagem.

3. Envolva sua equipe na entrevista. Durante a visita do candidato, faça com que a equipe ‘venda’ a vaga ao seu lado. Se é um entrevistado de meia-idade, fale sobre o bom plano de saúde que tem para oferecer, as boas escolas da região e a baixa taxa de criminalidade, já que o cuidado com a família deve ser uma de suas principais preocupações. Já jovens recém-formados devem se relacionar melhor com outros jovens recém-contratados em sua empresa.

4. Enfatize os lados positivos. Por exemplo, mostre a possibilidade de trabalhar de casa, se for possível. Permitir que um funcionário faça home office de vez em quando pode ser um grande atrativo em relação às grandes firmas, anode apenas figurões podem usar esse tipo de benefício.

5. Seja verdadeiro. Ainda que seja tentador dizer aos candidatos que utilize as mesmas tecnologias das grandes empresas, não maquie o currículo de sua empresa. Se você não tem tecnologia de ponta, explique como usa tecnologias antigas da melhor maneira. Mas seja sincero.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail