Home > Gestão

Sodexo inova em solução de previsibilidade de operação turbinada com IA

Equipe multidisciplinar, tecnologia e valor para os negócios formam tripé desafiador encontrado para viabilizar projeto, segundo Roberto Carneiro

Liliane Nakagawa

20/03/2019 às 22h00

Foto: Divulgação

Popularmente conhecida pelos prêmios que acumulou desde muito nova, a bot Alicia é a cara do projeto criado pela equipe multidisciplinar da Sodexo, liderado pelo CIO Latam, Roberto Carneiro.

A solução, que nasceu em novembro de 2017, consiste em implementar um modelo de arquitetura e soluções de TI a fim de digitalizar o controle e as tomadas de decisão nas unidades operacionais de serviço de alimentação da Sodexo usando ferramentas de gestão de eventos em tempo real, Inteligência Artificial e Business Intelligence (BI).

A chatbot, equipada com Inteligência Artificial, trabalha a partir de informações como histórico de frequência, previsão do tempo e número de pessoas no prédio, ajudando a melhorar a disponibilidade das ofertas e evitar a falta de produtos, bem como desperdícios.

Com essas informações operacionais em mãos, os gerentes de unidades são alertados em caso de situações incomuns. Podem ainda planejar de forma mais assertiva a produção das cozinhas, otimizando recursos e tempo, contatar mais facilmente clientes e acessar informações de pesquisa de satisfação, que permitirá identificar pontos de melhoria imediatamente, otimizando o atendimento aos clientes.

Para buscar a solução real para um problema claro, Carneiro e seu time apostaram em três frentes: humana, tecnológica e de negócios. O desafio de montar uma equipe multidisciplinar, utilizar tecnologias disruptivas e mostrar para a organização o valor do negócio não foi tarefa fácil, revela o executivo que soma mais de 30 anos dedicados à TI.

“Buscamos potencializar a interação entre várias áreas, basicamente Suprimentos, TI e Finanças. Juntas, elas trabalharam para construir esse modelo e a partir daí, pensamos nos componentes tecnológicos para possibilitar esse quebra-cabeça. A ideia também era envolver pessoas de fora, as quais poderiam contribuir com bagagem pessoal, experiências profissionais, cursos etc. Isso possibilitou livrar a TI das amarras da tecnologia e trazer para mesa esse volume grande de componentes”, explicou.

A ideia de montar uma equipe multidisplinar rendeu frutos. Já no primeiro protótipo do projeto, a solução foi vencedora do Concurso Global de Inovação da Sodexo, além de consagrar Carneiro como vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2019, da IT Mídia, na categoria Serviços Diversos.

Carreira, desafios e aprendizados

Natural de Ceará, Carneiro se interessou cedo pela área de tecnologia. A primeira experiência, ainda na terra natal, foi como programador da Pernambucanas, em 1983. A fascinação pela novidade e a ‘magia’ da tecnologia foram, a partir de então, seus grandes guias na escolha profissional.

Hoje, com mais de 30 anos de experiência na área da Tecnologia da Informação, Carneiro já ocupou a cadeira de CIO da Comgás nos últimos cinco anos e exerceu cargos executivos e técnicos em empresas como Shell, General Accident, Varig, R.J Reynolds e Coca-Cola. Nos últimos oito anos, dedica-se à Sodexo Soluções de Serviço On-site.
Entre os aprendizados acumulados na área de TI, consultoria e desenvolvimento de negócios, Carneiro destaca o fato de TI e negócios caminharem juntos. O CIO também acredita que é preciso estar atento e saber separar o que é modismo daquilo que realmente é mudança de patamar.

“Para se manter na área existe a necessidade de adaptação, pois ela está em constante evolução. Nessa realidade, é preciso sair do ‘tecniquês’ e falar a linguagem de negócios. Sair da postura hermética, algo que víamos no início. Antes, a área de tecnologia era muito fechada, com linguagem própria e soluções mirabolantes”, lembra.

Já para os menos experientes, que sonham com uma carreira de sucesso em Tecnologia da Informação, Carneiro também lista algumas recomendações. “Não se faz nada sozinho. É preciso saber trabalhar em equipe e colaborar. Cada vez mais, será preciso uma abordagem multidisciplinar para gerar resultados melhores”, aconselha. Por fim, o profissional ainda chama atenção para uma característica escassa com tanta tecnologia ao nosso redor. “Foco. É preciso ter a sensibilidade de aprender e não se perder em meio às novidades”, assinala.

Finalistas do prêmio Executivo de TI do Ano 2019 – Serviços Diversos (turismo, comunicação, hotelaria, advocacia etc)

1º Roberto Carneiro, CIO Latam da Sodexo

2º Luiz Adolfo Guppi Afonso, CIO da Endered Brasil

3º Felipe Pontieri, diretor de tecnologia da informação da Livelo

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail