Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Sim, é seguro mover dados confidenciais para a nuvem
Home > Tendências

Sim, é seguro mover dados confidenciais para a nuvem

Nuvens públicas já eram ambientes seguros, mas foi necessária uma pandemia para empurrar a maioria das empresas para o ponto de inflexão

David Linthicum, InfoWorld (EUA)

06/07/2020 às 12h00

Foto: Adobe Stock

De acordo com um estudo da Cloud Security Alliance, 69% das empresas mudaram ou estão transferindo informações críticas para a nuvem. A pesquisa também mostra que 65% das empresas estão preocupadas com a migração de dados confidenciais e 59% delas têm preocupações com a segurança.

Entendi. Se seus dados estão na nuvem, eles não estão no seu datacenter. Você não pode tocar no servidor, portanto ele deve ser inseguro ou em risco?

A realidade é contra-intuitiva. De fato, pelo menos nos últimos anos, a nuvem superou os recursos de segurança da maioria dos sistemas locais. Isso foi conseguido por mais empresas de segurança, focadas no mercado explosivo de computação em nuvem e gastando dólares em pesquisa e desenvolvimento no país, em vez de nos sistemas de segurança locais existentes.

Obviamente, a segurança está diretamente relacionada à capacidade da empresa de alavancar os sistemas adequados e ao talento daqueles que estão selecionando e implementando esses sistemas. Nada é 100% seguro. Dito isso, é mais provável que você tenha um sistema de segurança de dados mais forte na nuvem pública do que em seu datacenter. O acesso sob demanda a sistemas de segurança de ponta é o principal motivo.

Então, por que o repentino interesse em mover dados sensíveis e missões críticas para a nuvem? A pandemia, é claro.

A pandemia expôs problemas com segurança e acesso a dados para sistemas locais. Em alguns casos, os humanos não podiam entrar nos datacenters e as interrupções tinham que ser corrigidas remotamente, o que para alguns problemas (como falha no equipamento) é impossível.

CIO2503

E-book por:

Embora eu ache que esse aumento da migração da nuvem seja um fator de destaque para a pandemia, a maioria das empresas ainda é um pouco cética quanto à eficácia da segurança baseada na nuvem. De fato, como mostra o estudo, mais da metade dos responsáveis pela transferência de dados para a nuvem pública está nervosa com isso.

Correndo o risco de soar como um disco quebrado, passamos o ponto crítico da nuvem ser uma plataforma mais segura anos atrás. Sua organização ainda pode ter dificuldades políticas ao usar a nuvem para dados críticos, mas as evidências mostram que é apenas uma plataforma melhor para dados, por muitas razões óbvias - pelo menos, razões que são óbvias para mim.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15