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Sete modelos de liderança

Você se enquadra em algum deles? Que tipo de líder você é?

Ricardo Augusto Moreira Barbosa *

22/01/2014 às 8h32

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A figura do líder é fundamental na gestão estratégica de uma empresa, cuja principal função é direcionar as ações coletivas e individuais aos demais colaboradores. Mas, nem sempre delegar tarefas é algo fácil, necessitando de conhecimento e técnicas para atingir os resultados que se deseja alcançar.

O que é liderança?

O líder é quem cria o ambiente de motivação e influencia os membros da equipe e os stakeholders (pessoas que são impactadas dentro ou fora de uma organização) a agirem numa determinada direção para alcançar os objetivos estabelecidos.

Em resumo, se uma empresa tem objetivos, estes devem estar em concordância com o que pensam os seus líderes, fazendo com que sua influência seja sempre positiva, e facilitando a gestão de equipes. As principais características a serem destacadas em um líder são: ser honesto, carismático, bom ouvinte, determinado, preparado para assumir riscos, preparado para trabalhar sobre pressão, saber delegar atividades, corajoso, positivo, percebe oportunidades e é estrategista.

Porém, não é só isso, a liderança dentro de uma organização deve ser sempre compartilhada, entre colaboradores e gestores, sendo fundamentais a aplicação constante de técnicas de coaching e também de processos de mentoring para alinhamentos das propostas e qualificação dos demais colaboradores.

Há vários tipos de líderes e todos têm os seus lados positivos e negativos. É interessante pontuar alguns:

1- Afetivo

É o chefe que dá apoio, protege e defende o colaborador. Ele busca aliar a responsabilidade da liderança com o bem estar.

2- Autoritário

Este é bem conhecido. Impõe suas decisões, opiniões e geralmente tem visão unilateral.

3- Coaching

Busca estimular os liderados a se desenvolverem e a buscarem situações de aprendizado no cotidiano do trabalho.

4- Diretivo

Ao demandar, diz apenas o que é para fazer e o resultado esperado, mobiliza as pessoas em uma direção comum dando clareza quanto ao que é esperado. Pressupõe monitoramento do processo.

5- Modelador

Ele demanda e diz o que é para fazer e como é para fazer, informando constantemente o que está certo e o que está errado. É ideal para liderados de baixa maturidade

6- Participativo

Não determina o que é e como devem ser feitas as coisas, e sim estimula e propicia a participação das pessoas na tomada de decisões, buscando o consenso.

7- Visionário

Pensa em como fazer as demandas de maneira mais rápida, barata e qualificada. Compartilha dimensões futuras do negócio de forma atraente e factível.

Um alerta a ser feito é que muitas vezes a liderança tem reflexo negativo para empresa. Nestes casos, uma saída é apontar quem tem esta característica e não está sendo positivo e posteriormente trabalhar
pontos de melhorias. Mas nunca se deve julgar. O segredo é focar e
trabalhar os pontos positivos.

Se você esta pensando que não se enquadra nestas características, ou mesmo as pessoas com quem trabalha, não se preocupe, a liderança pode ser desenvolvida com base nas experiências passadas e através de ações de capacitação. Existem cursos de lideranças que são focados em atividades práticas e vivenciais que lhe ajudarão nesta habilidade interpessoal.

A principal questão é: como reter estes profissionais? Deverá ser traçada uma estratégia e criar um plano de carreira, pois o líder não é só movido a salários como muitas organizações acreditam, são movidos a desafios. Buscam constantemente crescimento e reconhecimento profissional, e acreditam que ao atingirem estes objetivos, o dinheiro será apenas uma consequência.

(*) Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting

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