Home > Carreira

Seis passos críticos para a construção da reputação profissional

Antes de mais nada é necessário sair da zona de conforto e ser mais ativo perante a qualidade das relações interpessoais

Da Redação

22/05/2018 às 19h38

reputacao_673718041.jpg
Foto:

Nome e reputação, hoje, são os bens mais preciosos de um
profissional no mercado de trabalho. Dessa maneira, focar os esforços em
construir e manter a credibilidade de imagem é imprescindível para
determinar o sucesso na carreira.

Para que esse processo aconteça de forma fluída, é necessário
desligar-se do piloto automático, sair da zona de conforto e por fim ser
mais ativo perante a qualidade das relações interpessoais. “Criar uma
imagem profissional positiva de si mesmo leva tempo. É um trabalho feito
por meio de pequenos e grandes gestos. Contudo, é capaz de gerar ótimos
resultados para a construção de uma carreira sólida e cheia de
possibilidades”, afirma José Roberto Marques, presidente do Instituto
Brasileiro de Coaching (IBC).

Segundo o especialista, quem deseja alcançar o patamar de
credibilidade deve ter em mente com frequência os seguintes
questionamentos: Sua atual marca profissional te representa
verdadeiramente? Você tem causado a impressão que realmente gostaria?
Percebe que seus colegas de trabalho te admiram? Seu gestor demonstra
confiança em você e no seu potencial? “As perguntas te guiam na reflexão
a respeito do profissional que você tem apresentado ao público-alvo. Ou
seja, a todos aqueles com os quais você se conecta. Podem ser desde os
colaboradores da empresa até novos contatos estabelecidos em eventos,
por exemplo”, pontua.

reputacao

Pensando em contribuir para a formação de uma forte marca pessoal, o
presidente listou seis passos críticos a serem seguidos pelos
profissionais. Veja abaixo:

1. Seja congruente com seus valores e princípios

Qualquer imagem tem sustentabilidade se for pautada em valores e
princípios reais. Portanto, a educação familiar apresenta um grande peso
ao longo das experiências de vida. É preciso ter a clareza de fatores
como ética, respeito e missão.

2. Seja honesto

A honestidade é uma característica marcante da pessoa com
credibilidade profissional. Portanto, não finja sentimentos ou
comportamentos positivos apenas para ganhar a admiração dos demais. Pelo
contrário, se comporte de maneira verdadeira nos âmbitos interno e
externo.

3. Seja um expert

A competência é fundamental para manter a marca, pois as pessoas
confiarão no seu trabalho se você for realmente bom no que faz. Para
isso, capacite-se e estude para tornar-se um especialista na sua área de
atuação. Não esqueça de atualizar os conhecimentos sempre que puder
para acompanhar as dinâmicas e mudanças do mundo dos negócios.

4. Invista nos relacionamentos

Aproveite a facilidade das redes sociais para divulgar-se.
Compartilhe projetos e conquistas. É importante deixar os contatos
atualizados sobre as novidades. No caso, agregar com conteúdos
relevantes e dicas de temáticas atrativas é um excelente caminho para
manter as relações ativas.

5. Alimente a positividade

O ideal é praticar comportamentos positivos com frequência. Portanto,
respeite os colegas independente das posições hierárquicas e jamais
oprima ou diminua o próximo por meio da sua posição profissional.

6. Faça auto avaliações

De tempos em tempos faça uma auto avaliação. Pergunte-se: Como os
colegas da empresa me enxergam? A imagem transmitida condiz com as
minhas crenças? Eu tenho compartilhado meus conhecimentos e inspirado
pessoas? Eu pratico o que digo? Como está a minha presença nas redes
sociais? A partir desta ação você estará apto a repensar a conduta e
tomar as atitudes necessárias para construir e manter a credibilidade em
alta.

“É importante lembrar que a imagem é o reflexo das escolhas. Então,
ela pode ser afetada de uma hora para a outra caso o comportamento
torne-se contraditório. Com este pensamento, trabalhe os pontos fortes e
identifique as fraquezas. A atenção aos detalhes e atitudes coerentes
possibilitam o ganho da credibilidade”, revela Marques.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail