Home > Gestão

Scrum vs Lean vs Kanban: Comparamos os frameworks ágeis

Cada um tem seu próprio foco, recursos, processos, benefícios e desvantagens. Veja como decidir qual estrutura funciona melhor para seu próximo projeto

Moira Alexander, CIO.com

18/06/2018 às 9h36

agile625v.jpg
Foto:

Agile é uma opção de metodologia cada vez mais popular para o gerenciamento de projetos, desenvolvida inicialmente para projetos que exigem flexibilidade e velocidade significativas, dividindo ciclos de entrega em intermitências curtas e iterativas, conhecidas como "sprints".

Como uma metodologia de gerenciamento de projetos, é altamente interativa, permitindo ajustes rápidos em todo o projeto. Também oferece processos replicáveis, reduz o risco, permite feedback imediato, fornece resposta rápida e reduz a complexidade.

No artigo "Como escolher a metodologia correta de gerenciamento de projetos", abordei as principais considerações e alguns dos critérios de avaliação ao escolher uma metodologia. Agora vamos dar uma olhada mais de perto em três frameworks ágeis populares e como eles se comparam para facilitar a escolha do que usar em seu próximo projeto.

SCRUMLEANKANBAN
DefiniçãoUm conjunto predefinido e recorrente de regras, funções e processos usados ​​para agilizar o lançamento de produtos de maior qualidade.Os princípios de fabricação e tecnologia são usados ​​para reduzir o desperdício e aumentar o aprendizado e a integridade.Uma estrutura visual que visa incentivar a melhoria contínua e envolve o uso de fluxos de trabalho visuais para limitar o trabalho em andamento e combinar os requisitos com a capacidade de entregar.
IndústriasOriginalmente aplicado ao desenvolvimento de software, mas agora aplicado em muitos outros setores.Originalmente aplicado na indústria de manufatura, mas agora aplicado em muitos outros.Originalmente aplicado no processo de cadeia de suprimentos de fabricação, mas agora aplicado em muitos outros setores.
Foco primárioConcentra-se na aceleração do desenvolvimento do produto e na melhoria da qualidade.Concentra-se na eliminação de desperdícios (qualquer coisa que não agregue valor), melhorias do sistema, aprendizagem e integridade do processo.Concentra-se nas tarefas e aprimora os processos.
Necessidade determinada por push ou pull systemBaseado em um sistema comandando pelo cliente (o cliente puxa quando uma necessidade existe).Baseado em um sistema comandado pelo cliente (o cliente puxa quando uma necessidade existe).Baseado em um sistema comandado pelo cliente (o cliente puxa quando uma necessidade existe).
Priorizando o trabalho e o trabalho em andamento (WIP)Usa o backlog para priorizar trabalhos futuros em andamento (WIP).A priorização de WIP é acionada exatamente quando uma necessidade do cliente é determinada.Trabalho em andamento (WIP) é combinado com a capacidade de entrega de uma equipe.
ColaboraçãoRequer equipes altamente auto-organizadas.Requer processos sofisticados e colaboração precisa da equipe.Requer menos supervisão de gerenciamento e equipes altamente auto-organizadas.
O processo de desenvolvimentoUsa sprints formais (ciclos de trabalho repetitivos) com funções específicas atribuídas.Usa processos formais e funções de equipe.Nenhum sprints formal ou papéis específicos são necessários.
FlexibilidadeMais formal / menos flexível.Processos mais precisos.Altamente flexível.
Linhas do tempo2 - cronogramas de 4 semanas para cada sprint.Não há cronograma específico, mas o processo deve ser simplificado.Não há cronograma predeterminado, mas o trabalho é dividido e exibido visualmente.
ReuniõesLimitado a 15 minutos / dia.Tão cedo e frequentemente quanto necessário para resolver problemas rapidamente.As reuniões são conforme necessário.
Mudanças nos requisitosAlterações nos requisitos durante sprints são evitadas.As alterações são identificadas e resolvidas à medida que surgem no processo.Flexibilidade permite mudanças ao longo do processo.
PapéisTrês funções são fundamentais para o sucesso (scrum master, product owner e scrum team).As equipes se alinham com base em metas comuns e trabalham juntas.Não há papéis específicos.
Mede o sucessoCom base na velocidade de entrega e melhorar a qualidade.Baseado no uso de um fluxo just-in-time / retorno rápido.Baseado na duração do processo.
Outras opções

É importante observar que essas estruturas ágeis podem ser combinadas para fornecer soluções híbridas, como as duas abaixo. Essa abordagem aumenta as chances de sucesso combinando o melhor de dois frameworks.

1 - Scrumban

Usa o Scrum como o método faz o trabalho real, mas ainda usa o Kanban como o método para buscar e ganhar melhorias contínuas.

2 - Leanban

Utiliza o Lean como a maneira de combinar os melhores componentes das práticas de Kanban e Scrum para fornecer o valor mais sustentável o mais rápido possível.

Ao pensar em seu próximo projeto, avalie e priorize os critérios acima com cuidado para garantir que o foco da estrutura esteja alinhado com as metas.

Considere também a estrutura e os recursos da empresa e da equipe, bem como a flexibilidade, entre outras coisas.

agile625v

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail