Home > Notícias

SAS lança sistema de análise de dados para órgãos públicos

Observatório Analítico permitirá a otimização do uso de recursos para políticas públicas federais, estaduais e municipais

Da Redação

19/11/2019 às 14h30

Foto: Shutterstock

A SAS anunciou o lançamento do Observatório Analítico, plataforma de análise de dados que auxiliará na formulação e monitoramento de políticas públicas. O objetivo da ferramenta é otimizar o funcionamento dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, permitindo maior eficiência no direcionamento de recursos para as áreas de maior demanda.

De acordo com um levantamento do BID, o Brasil perde US$ 68 bilhões por ano com gastos de recursos públicos ineficientes. Pensando nisso, a solução será responsável pelo processamento e cruzamento de diferentes fontes de dados, como ComprasNet, Datasus, INEP, RAIS, IBGE e Ministério da Justiça, para identificar inconsistências, compras indevidas e casos que destoam da normalidade no que se refere à prestação de contas.

“O Observatório Analítico integra e transforma grandes bancos de dados em inteligência, contribuindo para entregar aos gestores públicos os insights necessários no combate à irregularidades, no aumento de arrecadação e na execução das políticas em diversas áreas como: Segurança Pública, Saúde e Geração de Emprego”, explica Alexandre Carvalho, Consultor de Pré-Vendas do SAS.

Para os especialistas, o Observatório Analítico permitirá maior equilíbrio econômico e melhor monitoramento e fiscalização dos órgãos públicos. Na educação, por exemplo, o sistema ajudará na distribuição de verbas a partir da demanda da população atendida.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail