Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Rust, TypeScript e Python: as linguagens que os desenvolvedores mais amam atualmente
Home > Carreira

Rust, TypeScript e Python: as linguagens que os desenvolvedores mais amam atualmente

Possibilidade de trabalhar com as linguagens favoritas também é fator de atração de talentos em tecnologia

Da Redação

29/05/2020 às 10h00

Foto: Shutterstock

As linguagens de programação mais amadas pelos desenvolvedores continuam as mesmas do ano passado. A Rust continua ocupando o topo das favoritas, entretanto, pesquisa destaca o crescimento da popularidade do segundo lugar, a TypeScript, que derrubou a Python para a terceira posição do ranking, segundo pesquisa. A hub da comunidade de desenvolvedores, Stack Overflow, divulgou sua pesquisa anual de desenvolvedores de 2020, fornecendo informações sobre a experiência da comunidade de desenvolvedores de software, o trabalho que executam, as linguagens de programação que usam e quem está ganhando mais dinheiro.

A pesquisa 2020 Stack Overflow entrevistou mais de 65.000 pessoas e foi realizada em fevereiro desde ano, antes da pandemia. Embora, muitas percepções sejam consistentes, com as mudanças na cultura do trabalho e nos crescentes números de desemprego no setor devido à crise da Covid-19, muito deve mudar no ano que vem, prevê a empresa.

“Estamos ansiosos para compartilhar com o público algumas das estatísticas e mudanças interessantes refletidas nesses dados, mas também entendemos que é importante ser humilde e realista: muitas das respostas que os desenvolvedores deram podem parecer muito diferentes se a mesma pesquisa fosse realizado hoje”, diz Ben Popper, Diretor de Conteúdo da Stack Overflow, em comunicado.

Aumento da popularidade

Segundo a pesquisa, o aumento da popularidade do TypeScript destaca a mudança de direção da Microsoft e a adoção do movimento de código aberto. À medida que as bases de código da web front-end e do Node.JS aumentam em tamanho e complexidade, a adoção da digitação estática do TypeScript oferece aos desenvolvedores uma confiança maior na correção do código.

CIO2503

E-book por:

A capacidade do TypeScript de ser adotada de forma incremental significa que os desenvolvedores podem se interessar, obtendo benefícios imediatos, sem precisar realizar um projeto de portabilidade arriscado. O TypeScript também preenche várias alterações do ECMAScript (como funções de seta, assíncrono e classes) antes de estarem amplamente disponíveis nos navegadores.

Do lado oposto do ranking, VBA, Objective C e Perl compõem as linguagens mais odiadas, que ainda assim são altamente usadas, mas segundo a pesquisa, os desenvolvedores que codificam com elas não têm interesse em continuar fazendo isso. A JavaScript continua sendo a linguagem mais usada pelo oitavo ano consecutivo, o jQuery ainda está no topo da lista de estruturas, assim como o MySQL para bancos de dados.

DevOps

Os engenheiros de confiabilidade do site e os especialistas em DevOps permanecem entre as funções mais bem pagas. Quase 80% dos entrevistados acreditam que o DevOps é pelo menos um pouco importante e 44% trabalham em organizações com pelo menos um funcionário dedicado ao DevOps.

Para os analistas da hub, a valorização desses profissionais se justifica pela crescente exigência dos usuários na era da conectividade, que esperam que seus aplicativos e serviços estejam disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Importante ressaltar que a pesquisa foi realizada antes das medidas de isolamento social e o DevOps se torna ainda mais importante em um mundo onde muitas equipes repentinamente ficaram completamente remotas, segundo o relatório.

Satisfação e carga de trabalho

Quando se trata de problemas de codificação, a maioria (90%) dos entrevistados indica visitar a própria hub da pesquisa, Stack Overflow. A demanda e a necessidade de desenvolvedores para operações críticas faz com que mais de 75% deles trabalhem horas extras pelo menos ocasionalmente - um a dois dias por trimestre. Enquanto isso, 25% trabalham horas extras de um a dois dias - ou mais - por semana. Mais de 90% dos entrevistados disseram que estavam trabalhando pelo menos em período parcial. Seja pelo excesso de demanda com o trabalho remoto, seja pelo número de demissões consequentes da crise da Covid-19, possivelmente esses resultados apresentarão diferentes perspectivas a partir da experiência atual.

Quando a pesquisa foi realizada, 65% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o emprego e 83% não estão interessados em deixar o cargo atual; portanto, pode ser difícil para as empresas que precisam de desenvolvedores atrair novos talentos, sobretudo em um cenário pós-pandemia, diz o estudo.

Em termos do que os desenvolvedores querem de um emprego, os entrevistados dizem que não estão preocupados com o desempenho financeiro da empresa, com a equipe com a qual trabalham ou com o nível de diversidade na organização. O que eles se preocupam (a pesquisa controlada especificamente para remuneração, benefícios e localização) são as linguagens que eles usarão, o ambiente do escritório e a cultura da empresa, e a flexibilidade de sua programação. A cultura da empresa é uma das principais preocupações entre as mulheres e não-binárias entrevistadas, juntamente com o ambiente de trabalho.

Quanto ao motivo pelo qual os candidatos a emprego procuram uma posição diferente, há dois fatores principais a serem considerados: saída das posições atuais por melhores salários (70%) e o desejo por trabalhar com novas tecnologias. O cortejo de um funcionário de longo prazo também não termina em aceitar uma oferta de emprego: menos da metade dos entrevistados disse que sua empresa tinha um bom processo de integração e um quinto disse que não havia nenhum processo de integração.

Tags
Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15