Home > Gestão

Robôs na indústria podem estar em risco, alertam especialistas

IoT e possíveis vulnerabilidades em redes são pontos de acesso para agentes mal-intencionados

Redação

15/04/2019 às 14h30

Foto: Shutterstock

Os robôs são peças-chave na linha de produção industrial do século XXI e, muitas vezes, trabalham diretamente com funcionários humanos. A questão é: será que essas máquinas, responsáveis por mover materiais extremamente pesados, são seguras?

Os robôs aumentam drasticamente a produtividade, mas, ao contrário de outras tecnologias, se utilizados por agentes mal-intencionados em uma linha de montagem, podem causar danos irreparáveis e acidentes aos seres humanos. Sendo assim, como as pessoas que trabalham na linha de produção podem ter mais segurança?

Karen Panetta e Kayne McGladrey, especialistas do IEEE nos Estados Unidos e, respectivamente, aluna de pós-graduação em engenharia na Tufts University e diretora de segurança e TI da Pensar Development, afirmam como internet das coisas (IoT) e possíveis vulnerabilidades de redes de fábrica e dispositivos externos fornecem diversos pontos de acesso aos agentes mal-intencionados.

As especialistas, ressaltam também que atualizações contínuas e os bots suportados pela IoT exigem atualizações periódicas, pois têm uma vida útil mais longa do que os dispositivos típicos, permitindo que as vulnerabilidades se estendam caso não sejam solucionadas. Já o teste híbrido, uma combinação de testes de vulnerabilidade automatizados e liderados por humanos, podem identificar riscos e possíveis vulnerabilidades de forma proativa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail