Home > Notícias

Retrospectiva 2018: 10 artigos mais lidos sobre Internet das Coisas

A IoT permitirá novos fluxos de receita, modelos de negócios, novas experiências e relacionamentos na próxima década

Da Redação

26/12/2018 às 7h17

Foto: Shutterstock

Nos últimos cinco anos, a Internet of Things (IoT) tem se movido rapidamente para além do hype. Está entrando em uma fase muito mais pragmática e operacional. A IoT permitirá novos fluxos de receita, modelos de negócios, novas experiências e relacionamentos na próxima década. Para tirar o melhor proveito disso, os CIOs e outros líderes de IoT terão que priorizar todas as oportunidades da tecnologia dentro de suas organizações,  através da lente do ROI.

“Os executivos que dominarem as tendências inovadoras de IoT terão a oportunidade de liderar a inovação digital em seus negócios”, diz Nick Jones, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

Não por acaso, em 2023 os líderes de TI serão responsáveis por três vezes mais endpoints do que os existentes hoje em suas organizações. Palavra do Gartner, com base nos resultados do estudo global "Top Strategic IoT Trends and Technologies Through 2023”. As empresas devem trabalhar para garantir que tenham as habilidades e os parceiros necessários para apoiar as principais tendências e tecnologias emergentes de IoT.

Nesse contexto, confira os 10 artigos mais lidos sobre Internet das Coisas este ano.

1 -  Chief IoT Officer: sua empresa ainda vai ter um
Por que os departamentos de TI, P&D e engenharia terão que atuar em conjunto. E isso é um grande desafio.

2 - 6 maneiras de ganhar dinheiro com IoT
Conecte suas coisas, resolva problemas, ganhe dinheiro. Veja como fornecer valor recorrente e contínuo com esses seis modelos de negócio.

3 - IoT fica mais inteligente, mas ainda precisa de análises de back-end
A maioria dos dispositivos de Internet das Coisas não tem poder computacional para processamento intensivo na borda da rede.

4 - IoT: crescimento de ciberataques coloca infraestruturas críticas em risco
Para mitigar riscos é preciso, entre outras coisas, garantir soluções de segurança em todas as etapas da implantação da tecnologia, do dispositivo até a nuvem pela qual as informações trafegadas.

5 - É hora de pensar na IoT como ferramenta para aumento da produtividade
Se a sensorização da economia é um caminho inexorável, empresas de diversos setores precisam começar a se preocupar desde já em como a IoT poderá ajudá-las a tornar os processos de negócio mais eficientes.

5G_1116909596.jpg

6 - Indústria 4.0 e IoT: uma transformação muito mais do que digital
Estamos diante, antes de tudo, de uma questão estratégica, por refletir o modo como a empresa "passará a pensar".

7 - BNDES prepara linha especial de financiamento para pilotos de IoT
Prevista para o início de abril, a nova linha deve fomentar a criação de um ecossistema que possa atender aos objetivos do Plano Nacional de Internet das Coisas.

8 - Como lidar com a arquitetura de rede de dispositivos IoT
Há muitos casos de uso e dispositivos individuais de IoT aos quais os arquitetos de rede têm que prestar atenção, considerando a combinação de variáveis ​​de comunicação, energia, largura de banda, confiabilidade, custo e muito mais.

9 - IoT mal chegou e já virou BIoT
A união do Blockchain e da Internet das Coisas é uma das tendências tecnológicas que mais deve mexer com o mercado. O Blockchain vai acelerar a implementação da IoT, ao baratear de forma segura essa nova rede de coisas conectadas.

10 - Tendências de Internet das Coisas para 2018
À medida que a oportunidade no setor de IoT continua a aumentar, empresas em todo o mundo procuram uma maneira de entrar em ação. A fase de exploração/descoberta acabou e a implantação mais generalizada está a caminho.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail