Home > Notícias

Retrospectiva 2018: 10 artigos mais lidos sobre Inteligência Artificial

A maioria das empresas tem alguma percepção dos impactos da IA, mas pouco tem sido feito até agora

Da Redação

24/12/2018 às 8h55

Foto: Shutterstock

A Inteligência Artificial é um dos tópicos mais quentes dos últimos anos. Vai provocar impactos tão significativos na sociedade quanto a luz elétrica, segundo os analistas da indústria. Mas, na maioria das empresas, ainda vemos muito mais espuma do que ações concretas. Na verdade, 2018 foi de muitas ações isoladas, sem uma estratégia de IA bem definida.

As empresas se concentram na operacionalização da Inteligência Artificial, particularmente na nuvem, para criar, refinar, implantar e aprimorar os ambientes de Data Analytics.

Até por isso, a necessidade de Explainable AI (XAI), catalisada por regulações como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), que solicita explicações para decisões baseadas em scores, incluindo aqueles produzidos por sistemas de IA e de Machine Learning (ML), deu o tom de 2018 e dará o tom também em 2019. Em várias indústrias, existem conjuntos inteiros de algoritmos explicativos propostos que são corretos, ineficazes ou errados. Sob o GDPR, é imperativo que as empresas possam explicar corretamente os processos de decisão dos sistemas AI e ML.

Confira os 10 artigos mais lidos sobre Inteligência Artificial em 2018 por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.

1 - Exemplos de Inteligência Artificial aplicada aos negócios no Brasil
Parte dessas empresas já estão encarando a IA como o caminho para transformar o Big Data em real valor para o seu negócio.

2 - 4 benefícios da Inteligência Artificial para operações de TI para os negócios
AIOps ajudam a construir estratégias de ITOps escaláveis para prever e agir preemptivamente sobre quaisquer problemas futuros.

3 - 5 linguagens de programação mais apropriadas para Inteligência Artificial
Lista reúne algumas das melhores opções para quem quer desenvolver a tecnologia.

4 - A Inteligência Artificial está perto do seu ponto de inflexão
Aparentemente não existem limites tecnológicos para a IA. A tecnologia vai acelerar de forma exponencial daqui para frente.

5 - A Inteligência Artificial tem dois lados. Depende de nós escolher o certo
A crescente dependência que temos de IA e seus algoritmos nos obriga a prestar muita atenção ao seu uso e a qualidade do seu treinamento.

6 - A Inteligência Artificial está remodelando as operações de TI
Na área de TI as ferramentas baseadas em IA estão sendo usadas para melhorar o suporte, otimizar a infraestrutura e prever interrupções do sistema, liberando a equipe para tarefas de maior valor.

7 - Inteligência Artificial: Muita conversa, pouca ação
Por onde começar? Certamente que um projeto ambicioso, um “moon shot”, não é o melhor caminho.

8 - 10 sinais de que você está pronto para a IA mas, ainda assim, pode fracassar
Nem todo problema pode ser resolvido por Machine Learning, e nem toda empresa está preparada para aplicar IA. Veja como saber se sua organização de TI está pronta para colher os benefícios da Inteligência Artificial.

9 - Como construir uma equipe de Inteligência Artificial altamente eficaz
Quatro organizações compartilham suas experiências em IA, desde o início dos projetos.

10 - Cinco tendências de Inteligência Artificial que dominarão 2018
Todos estão falando sobre Machine Learning, Deep Learning e AI. Mas antes colocá-las em produção, será preciso investir em áreas como gestão de dados. Sua empresa está preparada?

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail